Um dia depois de suspender o processo licitatório milionário que seria realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito para a compra de móveis, a governadora Raquel Lyra (PSDB) publicou uma espécie de “reforço” de um decreto que centraliza as compras de todas as pastas do Estado na Secretaria de Administração.
A Central de Contratações e Licitações do Estado de Pernambuco já existe desde 30 de março e especifica que todas as compras, contratações, licitações e registros de preço precisam ser analisados e autorizados previamente pelo grupo que integra a pasta de Ana Maraíza, aliada de primeira hora de Raquel desde quando ela era prefeita.
Em um novo decreto publicado hoje, a governadora fez alterações no texto do documento, dentre elas, pequenas mudanças em trechos que tratam sobre inexigibilidade das licitações, nada muito diferente do documento anterior. Mas chamou atenção que tenha acontecido logo no dia seguinte à suspensão do processo aberto pelo Detran, que tinha valor de R$ 1.287.407,18, servindo como uma “lembrança” sobre quem dá a última palavra.