
Cuidar de quem mais precisa com dignidade, afeto e compromisso social. Com esse propósito, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS), lançou nesta quinta (16), Dia Mundial da Alimentação, um novo Edital de Chamamento Público Simplificado para credenciamento de entidades sem fins lucrativos e cozinhas solidárias interessadas em integrar o Banco de Alimentos do Recife.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
De acordo com a secretária de Assistência Social e Combate à Fome, Pâmela Alves, o novo edital tem como objetivo fortalecer a rede municipal de segurança alimentar e nutricional, ampliando o acesso regular e adequado à alimentação para famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“Neste Dia Mundial da Alimentação, o Recife reafirma seu compromisso com a segurança alimentar e o combate à fome. O Banco de Alimentos faz parte de uma rede de solidariedade que une poder público e sociedade civil em torno de um objetivo comum: garantir comida boa e segura na mesa de quem mais precisa”, destacou Pâmela.
“Com esse novo edital, buscamos consolidar o enfrentamento à fome e ampliar o número de organizações parceiras que atuam na produção e distribuição gratuita de refeições, ampliando as possibilidades de atuação e reforçando o cuidado como valor central das nossas políticas sociais”, completou.
Podem se credenciar entidades privadas sem fins lucrativos e cozinhas solidárias com atuação continuada no território do Recife, que ofereçam gratuitamente refeições ou lanches a públicos prioritários da Política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), como pessoas em situação de rua, famílias em pobreza ou extrema pobreza e outros grupos vulneráveis.
As instituições interessadas devem comprovar funcionamento regular, capacidade de produção e/ou distribuição de alimentos e alinhamento às diretrizes de segurança alimentar e nutricional. O credenciamento terá prioridade para organizações que atendam os públicos definidos na política municipal de SAN.
O processo é contínuo e realizado de forma totalmente eletrônica. As inscrições podem ser feitas a qualquer momento pelo formulário disponível em https://sites.google.com/recife.pe.gov.br/banco-de-alimentos, onde também está disponível o edital completo. O acesso ao formulário também pode ser feito pelo Conecta Recife.
As entidades credenciadas passarão por visita técnica e análise de perfil antes da assinatura do Termo de Adesão ao Banco de Alimentos. A validade do credenciamento será de dois anos para entidades sem fins lucrativos e um ano para cozinhas solidárias, com possibilidade de renovação mediante recadastramento.
A Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, por meio da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Políticas sobre Drogas (SESAD), realizará monitoramento permanente das instituições parceiras, incluindo visitas técnicas, análise de relatórios e verificação das condições sanitárias e de atendimento, garantindo a transparência e a correta destinação dos alimentos arrecadados.
Localizado na Avenida Norte, nº 1716, o equipamento da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, é responsável pela captação, coleta, triagem e distribuição de doações realizadas por pessoas físicas, empresas, feiras e supermercados. Com a modernização e a mudança da sede para o bairro do Torreão, a capacidade de armazenamento e distribuição aumentou cerca de 700%, chegando a 100 toneladas – sete vezes mais que o volume anterior.
Somente em 2025, já foram arrecadadas mais de 86 toneladas de alimentos, beneficiando 32 entidades sociais e 10 cozinhas solidárias, o que representa o atendimento a mais de 27 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social e alimentar no município. O equipamento também conta com o apoio das Secretarias de Cultura e de Esportes, que promovem eventos com bilheteria solidária para estimular novas arrecadações. Entre os dias 17 e 26 de outubro, por exemplo, será realizada a 28ª edição do Festival Internacional de Dança do Recife, com ingresso solidário de 1kg de alimento não perecível.
As doações para o Banco de Alimentos podem ser feitas ao longo do ano e incluem alimentos perecíveis e não perecíveis. As entregas podem ser feitas diretamente na sede do Banco, e em casos de grandes quantidades, a equipe realiza a coleta no local. O contato pode ser feito pelo telefone (81) 3303-3317, pelo Whatsapp (81) 99488-6856 ou pelo e-mail bancodealimentos@recife.pe.gov.br.