
A Prefeitura do Recife, por meio do Gabinete de Inovação Urbana (GIURB), recebeu uma comitiva de representantes da cidade de Nantes, na França, para uma série de reuniões voltadas à troca de experiências e à construção de parcerias em projetos de inovação urbana, ativação de espaços públicos e intercâmbio cultural e acadêmico.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
O chefe do Gabinete da Inovação Urbana, Ed Ruas, explicou que as intervenções levam em consideração a escuta ativa e o desejo das pessoas do território, com o objetivo de criar um senso de pertencimento. “Os locais passam a ter espaço de lazer para crianças e adultos, integrando urbanismo social, arte urbana e experimentação, tendo as pessoas como centro das nossas ações”, afirmou.
Na primeira reunião, realizada na terça-feira (14), foram discutidos o projeto FICOL (Facilidade de Financiamento das Coletividades Territoriais Francesas) com o foco na identificação das melhores práticas adotadas pelo GIURB, especialmente aquelas que envolvem o engajamento da comunidade. Também foram abordadas novas ações voltadas à ativação de espaços públicos, com destaque para iniciativas que promovem a ocupação criativa e o uso coletivo dos ambientes urbanos.
No dia seguinte, 15, o encontro teve como foco a troca de experiências entre profissionais de design, arquitetura e inovação. A comitiva francesa conheceu as atividades e metodologias desenvolvidas pelo Gabinete, especialmente aquelas voltadas à arte urbana e ao design aplicado à tecnologia.
A comitiva francesa destacou a qualidade das metodologias empregadas pelo GIURB e reforçou o entusiasmo em consolidar uma parceria duradoura, capaz de gerar impactos positivos tanto em Nantes quanto no Recife. Para Antoine Gripay, do studio de Design Katra e responsável pela experimentação urbana do FICOL I, em Nantes, foi uma descoberta incrível sobre as conquistas do Gabinete de Inovação Urbana, que adota uma abordagem de design social marcada por humanidade nos bairros do Recife.
“Essas práticas representam uma fonte poderosa de inspiração em iniciativas realizadas com e para as comunidades. Recife e Nantes parecem compartilhar o mesmo ideal de construir uma cidade inclusiva e cultural, onde ninguém seja deixado para trás”, destacou o francês.
Mariana Pontes, diretora presidente da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), frisou que a relevância desse tipo de reunião é essencial para promover a troca de conhecimento. “A apresentação da experiência de Recife à equipe de Nantes tem grande importância, pois evidencia o impacto das políticas públicas, especialmente as do Gabinete, na vida das pessoas. Acredito que teremos diversas oportunidades interessantes para desenvolver em conjunto com eles, tanto entre as cidades quanto entre as equipes técnicas”, disse.
Durante as reuniões, também foi proposta a criação de programas de intercâmbio acadêmico e artístico, visando ampliar o diálogo entre os dois territórios e fomentar a colaboração entre profissionais e instituições.
Além do secretário do GIURB, Ed Ruas, do Prefeito de Indre e Membro do Bureau Metropolitano, Anthony Berthelot, estiveram presentes nas reuniões os representantes da comitiva de Nantes Sophie Maitrallain, Sophie Eberhardt, Russell Marie, Charles Simon, Katharina Freter e Julie Depuydt e Antoine Gripay. Pelo GIURB, o secretário executivo, Osvaldo Hazin, Alice Nóbrega, gerente de Projetos Especiais e Artes Visuais e Kamila Accioly, Chefe de Gabinete, a arquiteta Beatriz Meunier, pela ARIES, além de representantes da Secretaria de Relações Institucionais da Prefeitura do Recife.