
À frente do Tribunal de Justiça de Pernambuco desde fevereiro de 2024, o desembargador Ricardo Paes Barreto tem marcado sua gestão por uma postura de diálogo e aproximação com os demais poderes. Uma dessas relações bem cultivadas é com a Assembleia Legislativa, especialmente com seu presidente, o deputado Álvaro Porto (PSDB).
Essa relação de respeito e parceria institucional resultará, nos próximos dias, em um importante fato para a história de Pernambuco. Devido a uma agenda da governadora em exercício, Priscila Krause (PSD), fora do estado, o cargo do Poder Executivo será transmitido temporariamente.
Naturalmente, a linha sucessória colocaria o presidente da Alepe no comando do Palácio do Campo das Princesas. No entanto, Álvaro Porto decidiu abrir mão da prerrogativa, em um gesto raro e simbólico, para que o presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto, assuma a função.
A atitude de Álvaro transcende o protocolo e revela um cenário de harmonia entre os poderes e, acima de tudo, reconhecimento pessoal à figura de Paes Barreto. Conhecido por sua postura diplomática, o presidente do TJPE vem consolidando não apenas pontes institucionais, mas também amizades, um ativo cada vez mais valioso no ambiente político atual.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Experiência – Esta não será a primeira vez que o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Ricardo Paes Barreto, assume um cargo no Executivo. Em abril de 2024, ele passou cinco dias no comando da Prefeitura do Recife e cumpriu a agenda, vistoriando obras e participando de compromissos internos.
Prestigiado – O lançamento do livro “A Próxima Democracia – 32 Teses para o Futuro da Política no Mundo Digital”, dos autores Silvio Meira e Rosário Pompeia, no segundo dia do REC’n’Play, reuniu nomes do jornalismo e da política. Estiveram por lá a governadora em exercício, Priscila Krause (PSD), e os jornalistas da GloboNews, Gerson Camarotti e Guga Chacra.
FIG 2026 – A Prefeitura de Garanhuns divulgou, na noite de ontem (16), a grade nacional da Praça Mestre Dominguinhos, do Festival de Inverno de Garanhuns. Estão confirmados nomes de variados ritmos, como pop, MPB, rock, samba, trap, entre outros. Pelo segundo ano consecutivo, o município será o realizador do evento, que antes era feito pelo Governo do Estado.
Investimento – O prefeito de Gravatá, Padre Joselito (Avante), entregou ontem (16) à população quatro novos veículos para Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Os automóveis foram adquiridos por meio de emenda do deputado estadual João de Nadegi (PV), atendendo a uma solicitação do vereador Robson Motos (Avante).
Inauguração – Com a presença do prefeito do Recife, João Campos (PSB), a Comunidade do Bem, na Imbiribeira, recebe nesta sexta (17) o primeiro ‘Arrecifes da Cidadania’, novo equipamento social da PCR que vai oferecer Cadastro Único, atendimento psicossocial e jurídico, cursos de qualificação, inclusão digital e atividades de convivência. O investimento foi de R$ 3,4 milhões.