Cenário Político: Miguel Coelho aposta em chapa ‘puro-sangue’

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
30 de junho de 2022 às 00h00min
Foto: Daniel Bruno

Coluna da quinta

Todos os caminhos apontam para que a deputada estadual Alessandra Vieira (UB) seja anunciada hoje (30) como pré-candidata a vice de Miguel Coelho (UB), para o Governo do Estado. O nome de Alessandra ganhou força após o ex-prefeito de Petrolina decidir ter uma mulher como companheira de chapa.

Além de representar o gênero feminino, Alessandra é do Agreste, segundo maior colégio eleitoral do estado, abaixo apenas da Região Metropolitana do Recife. Com o movimento praticamente concretizado, Edson Vieira (UB), que vinha construindo sua eleição para federal, voltará a disputar uma vaga na Alepe em outubro.

Mesmo contando com outras duas siglas na sua base de apoio, a falta de opções entre os nomes deve levar Miguel Coelho a escolher um candidato do União Brasil para o Senado. Após pesquisa divulgada esta semana, o ex-ministro Mendonça Filho passou a figurar como favorito na corrida pela Casa Alta e caso seja esse o destino, Miguel teria um palanque garantido na capital pernambucana.

Anúncio
O local escolhido para a oficialização da deputada Alessandra Vieira (UB) na vice de Miguel Coelho (UB) foi a Villa Ponte D’Uchoa, que fica localizada na Zona Norte do Recife. Aliados e familiares da parlamentar marcarão presença em peso no local.

Espelho
Repetindo o modelo de chapa que está sendo formada em Pernambuco, o pré-candidato a presidente, deputado Luciano Bivar (UB), também disputará a eleição com uma chapa ‘puro-sangue’. A expectativa é de que a senadora Soraya Thronicke (UB) ocupe o espaço.

Unidade
Ao receber a ex-prefeita Raquel Lyra (PSDB) no camarote oficial, o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) fez questão de demonstrar que qualquer mal entendido foi deixado para trás. O tucano será peça fundamental na campanha da pré-candidata ao Governo do Estado.

Economia
Apesar das ausências de Zé Neto e Cristiano e Wesley Safadão do São João de Caruaru, por problema de saúde, deixando de trazer mais turistas e movimentando outros setores, o governo municipal teve uma economia de R$ 1,1 milhão com a não vinda das duas atrações.

Sucesso
Após dois anos sem a realização do São João da Moda, a festa que encerrou-se ontem (28) superou todas as expectativas de público e organização. O evento tem as digitais do vice-prefeito Helinho Aragão (PP) e do secretário municipal Magno Cumaru.

ICMS
Romero Albuquerque criticou a resistência do Governo do Estado a aplicar a lei que prevê redução no ICMS dos combustíveis. A Lei Federal 194/2022 foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), mas 11 estados e o DF acionaram o STF para declarar a regra inconstitucional. Albuquerque diz que, em Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) trata a redução como placebo, mas não adota medida que reduza o prejuízo do alto imposto ao contribuinte.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO