
Apresentado pelo deputado Joel da Harpa (PL), a Alepe aprovou nesta terça (6) o Título de Cidadão Pernambucano para o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP). Enquanto 27 parlamentares votaram a favor, apenas Dani Portela (PSOL) e Waldemar Borges (PSB) foram contrários à homenagem.
Para Dani, Tarcísio falhou com Pernambuco quando o estado mais precisava de apoio federal — seja na crise do derramamento de óleo no litoral, seja nas tragédias das chuvas que vitimaram mais de 130 pessoas. Já Waldemar apontou que o ex-ministro teve oportunidade para ajudar os pernambucanos e não fez.
Tarcísio ganhou projeção política após comandar o Ministério da Infraestrutura no governo Bolsonaro. Com a inelegibilidade do ex-presidente para 2026, seu nome passou a ser cotado como alternativa viável para a corrida ao Palácio do Planalto, ganhando visibilidade nacional e afagos de admiradores, a exemplo de Joel.
Modernização – Nesta terça (6), o vereador Silvio Nascimento (PL) protocolou um projeto que propõe a mudança do nome da Feira da Sulanca de Caruaru para Feira de Confecções de Caruaru. A proposta visa atualizar a nomenclatura do espaço e potencializar a principal atividade econômica do local.
Farra – Tem causado espanto na população a forma como a prefeita Márcia Conrado (PT) tem tratado o dinheiro dos contribuintes de Serra Talhada. O município pagou R$ 800 mil para o projeto “À Vontade” se apresentar como uma das programações do aniversário de 174 anos da cidade, na última segunda (5).
Rivalidade – Quatro dias depois de receber das mãos do prefeito Rodrigo Pinheiro o convite para o São João de Caruaru, o ministro Silvio Costa Filho recebeu o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (UB), e também foi convidado para as festividades juninas da cidade. Os dois municípios disputam quem realiza o melhor e maior evento.
Reconhecimento – Exercendo seu primeiro mandato na Câmara Federal, o deputado Lula da Fonte (PP) vem a cada dia ganhando mais projeção pela sua atuação no Legislativo. Após ser eleito segundo-secretário da Casa com 427 votos, foi escolhido pelo ‘Ranking dos Políticos’ como o parlamentar mais bem avaliado de Pernambuco.
Diálogo – Após o PDT desembarcar da base do governo Lula na Câmara Federal, a ministra-chefe das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, procurou lideranças do partido para tentar reverter a decisão. Uma conversa pessoal entre a deputada licenciada e o deputado Mário Heringer (PDT-MG) deve ocorrer para tentar aparar as arestas.