Coluna da sexta: reforço na saúde

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
9 de maio de 2025 às 00h00min
Foto: Miva Filho

Depois de muitos anos de espera, será inaugurado nesta sexta (9) o Hospital da Mulher do Agreste. O equipamento localizado em Caruaru teve sua obra iniciada em 2013, abandonada em 2016 e retomada em 2022. Mas foi em 2023, por decisão da governadora Raquel Lyra (PSD), que o trabalho ganhou outro ritmo.

O HMA é a primeira das cinco maternidades prometidas pela chefe do Executivo estadual. As demais unidades serão erguidas em Garanhuns, Igarassu, Ouricuri e Serra Talhada, proporcionando mais acesso à rede de saúde materno-infantil na Região Metropolitana do Recife, mas principalmente no interior.

Se for concluído conforme o planejado, esse conjunto de obras pode representar uma virada de chave na saúde pública do interior pernambucano, onde, por décadas, a população vem se deslocando até a capital em busca de atendimento médico especializado. 

Agenda corrida – Além de Caruaru, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, tem compromissos em Serra Talhada e Recife. Participa de inaugurações e realiza visitas institucionais nesses municípios. O médico tem sido um parceiro de Pernambuco com a liberação de recursos.

Fiscalização – Um grupo de vereadores de Caruaru voltou a visitar uma unidade de saúde municipal que está com as obras paralisadas. De acordo com a gestão, o serviço será retomado e o equipamento entregue em 7 meses. O líder da oposição, Delegado Lessa (Republicanos), não acredita no cumprimento do prazo.

Futuro – Referência nas redes, o prefeito João Campos destacou, na inserção nacional do PSB, a iniciativa do ‘Conecta Recife’, que facilitou o acesso a mais de 600 serviços municipais direto no celular. A sigla tem apostado em associar a imagem do próximo presidente a avanços que apontam para o futuro, sinalizando a renovação que o partido tem buscado.

Definição – Hoje (9) é o último dia para quem deseja concorrer à presidência estadual PT registrar candidatura. Até ontem (8), cinco nomes demonstravam interesse em entrar na disputa. No entanto, ao longo do dia, a expectativa é que a tendência majoritária do partido, a CNB, chegue a um consenso.

Posicionamento – O PSDB lamentou a decisão do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, de deixar o partido. Em tom critico, a legenda afirma que o próprio gestor votou favorável à fusão com o Podemos. Na tarde de hoje (9), Leite se filia ao PSD, em cerimônia realizada na sede da sigla, em São Paulo.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO