Junto a funcionários, amigos e estudantes, a Asces-Unita comemorou, nesta quarta-feira (11), o aniversário da instituição. A universidade, fundada pelo patrono da interiorização da educação superior de Pernambuco, completou 63 anos de atuação em Caruaru.
Foi em 1959 que o então deputado Tabosa de Almeida, juntamente com um grupo de amigos, viu o antigo sonho se tornar realidade, presenteando a cidade com as faculdades de Odontologia e Direito que vieram a se tornar o centro universitário que hoje é referência.
Para o historiador Walmiré Dimeron, o berço cultural que é nossa cidade foi o terreno perfeito para essa pedra fundamental. “A história da cidade se confunde com a Asces, é uma simbiose. Não se imagina a história da Asces sem o lastro cultural de Caruaru, então, esse pioneirismo da deve ser sempre louvado, pois abriu o caminho para que as demais universidades chegassem. Foi um salto significativo, pois é uma escola de vida, uma entidade que deve ser preservada como patrimônio intelectual”, disse.
Em mensagem enviada ao Blog Cenário, o reitor da universidade, Paulo Muniz Lopes, falou sobre o felicidade em poder comemorar a data após dois anos sem celebrações, por conta da pandemia.
Confira:
Hoje estamos tendo a alegria de celebrar mais um aniversário da Asces-Unita. Hoje comemoramos 63 anos de existência, e como estávamos com saudade de comemorar! Nos últimos dois anos, estivemos impedidos de fazê-lo por conta da pandemia e o fizemos de maneira remota, distante. E agora temos a alegria de comemorar, celebrar com o calor humano, com aquilo que nos aproxima, aquilo que faz com que estudantes, professores, funcionários, dirigentes sejam motivados por um só compromisso: buscar oferecer e receber a melhor educação superior na região. Portanto, motivos para celebrar temos muitos, e esperamos que a cada ano que virá, seja tão alegre e tão festivo como este.
Paulo Muniz Lopes
Reitor da Asces-Unita