Projeto de transferência da AME Animal é aprovado em Caruaru

Notícias
Publicado por Karol Matos
26 de agosto de 2021 às 17h55min
Foto: Jorge Farias

Foi aprovado em primeira votação, na Câmara Municipal de Caruaru, o Projeto de Lei 9049/2021, de autoria do Poder Executivo, que trata do repasse e alienação do prédio onde atualmente funciona a AME Animal.

De acordo com o Projeto de Lei, o local será repassado ao Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Caruaru (CaruaruPrev), com o intuito de realizar a venda do espaço visando “diminuir o déficit atuarial do CaruaruPrev”. O texto ainda fala que a AME Animal mudará para um local mais central, facilitando o acesso de tutores. 

Desde a semana passada o PL tem gerado polêmica entre os protetores. O vereador Fagner Fernandes (PDT) chegou a procurar o Ministério Público para evitar a venda do espaço, e na última sessão apresentou um requerimento de audiência pública, mas como foi pedido regime de urgência para o projeto, não houve tempo hábil para que isso acontecesse. Anderson Correia (PP), que preside a Comissão de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais, também apresentou um pedido de informação com os detalhes do que deve ser feito a partir da entrega do espaço.

Com a discussão em torno do tema, o município chegou a divulgar uma nota dizendo que “a clínica veterinária municipal não será vendida” e que qualquer informação compartilhada sobre o possível encerramento dos serviços oferecidos, tratava-se de “fake news”. Mas a repercussão foi tanta, que a prefeita Raquel Lyra (PSDB) foi às redes sociais para tentar esclarecer os fatos. 

Sob protesto dos parlamentares que defendem a causa animal e dos protetores que participaram através dos comentários da transmissão on-line da sessão, o Projeto de Lei foi aprovado em primeira discussão por 18X04 votos. A reunião ainda está em andamento, porque a matéria precisa passar por duas votações, mas, geralmente, o placar segue o mesmo.  

Confira como votou cada parlamentar:

Aline Nascimento (Cidadania) – sim
Anderson Correia (PP) – não
Bruno lambreta (PSDB) – sim
Cabo Cardoso (PP) – não
Carlinhos da Ceaca (MDB) – sim
Edmilson do Salgado (PSDB) – sim
Fagner Fernandes (PDT) – não
Filipe José (PTB) – sim
Galego de Lajes (MDB) – sim
Irmão Ronaldo (PROS) – sim
Izaac da Saúde (Cidadania) – sim 
Jorge Quintino (PTB) – sim
Kátia das Rendeiras (Republicanos) – sim
Leonardo Chaves (PSDB) – sim
Lula Tôrres (PSDB) – sim
Mano do Som (DEM) – ausente
Maurício Caruaru (Podemos) – sim 
Mery da Saúde (PSD) – sim
Nelson Diniz (Cidadania) – sim
Perpétua Dantas (PSDB) – não
Ranilson Enfermeiro (PSDB) – sim
Ricardo Liberato (PSDB) – sim
Val Lima (PSL) – sim

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO