
A mais recente operação da Polícia Federal que investiga fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não atinge apenas Alessandro Stefanutto, mas respinga diretamente no ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, responsável pela indicação do ex-presidente do órgão.
Lupi foi alertado sobre possíveis irregularidades ainda em 2023, durante reunião do Conselho Nacional da Previdência Social, presidido por ele próprio. Apesar disso, apenas em março do ano passado foram publicadas novas regras para regular os descontos feitos por associações nos benefícios de aposentados.
A demora na adoção de medidas eficazes coloca o ministro em uma posição extremamente delicada, abrindo margem para acusações de omissão ou negligência. Sua permanência no cargo aprofunda o desgaste do governo Lula, que já enfrenta dificuldades para reverter índices preocupantes de desaprovação.
Conflito – Deputados que integram a oposição na Câmara Federal estudam convocar o ministro Carlos Lupi para prestar esclarecimentos sobre o esquema de fraudes no INSS. A abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) não está descartada. Assinaturas já estão sendo coletadas.
Replay – Essa não é a primeira vez que o nome de Carlos Lupi está envolvido em polêmica. Quando foi ministro do Trabalho da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), foi acusado de ter acumulado 2 cargos de assessor parlamentar em órgãos públicos distintos de 2000 a 2005. Acabou sendo exonerado a pedido.
Novo revés – Pela 2ª vez, a Justiça Eleitoral de São Paulo condenou o influenciador e empresário Pablo Marçal por diversos crimes eleitorais durante as eleições de 2024. Além da nova determinação de inelegibilidade por 8 anos, também foi aplicada uma multa de R$ 420 mil. Cabe recurso.
Campanha – A menos de um mês da eleição interna do MDB, o deputado Jarbas Filho, que nesta semana oficializou que vai concorrer à presidência estadual do partido, segue em articulações para conquistar a maioria dos votos. Neste fim de semana, se reuniu com correligionários em Agrestina, Arcoverde e Buíque.
Encontro – A Amupe inicia nesta segunda (28) o 8º Congresso Pernambucano de Municípios. A abertura do evento que deve contar com gestores de todas as regiões do estado vai receber a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB).