
Uma cena digna da era pré-histórica foi registrada na entrega da APE-009, ontem (25), em Ipojuca. O evento do Governo de Pernambuco reuniu secretários estaduais e os dois grupos políticos que são adversários no município: o do atual prefeito Carlos Santana (Republicanos), e o da ex-chefe do Executivo, Célia Sales (PP), que é aliada da governadora Raquel Lyra (PSD).
O problema é que o próprio grupo de Célia criou uma confusão generalizada que colocou a governadora numa situação extremamente delicada, tendo que literalmente descer do palco para tentar conter que uma apoiadora da ex-prefeita partisse para cima de Carlos.
A confusão
Um pequeno grupo de apoiadores de Célia foi mobilizado para chegar bem mais cedo e participar do evento gritando e aplaudindo quando ela ou o deputado Romero Sales Filho (UB) eram citados – algo natural. Entretanto, durante fala da deputada Simone Santana (PSB), esposa de Carlos, e também no discurso do prefeito, o mesmo grupo começou a vaiar e proferir insultos, atrapalhando o andamento do evento que era promovido pelo Governo do Estado.
Em dado momento, uma apoiadora que estava sentada na primeira fila da plateia se exaltou ainda mais, apontando o dedo contra Simone e o prefeito “Isso aqui não é ringue, se acomode. Essas brigas ficam para depois, do outro lado. Vá brigar do outro lado!”, disse Carlos, até que a mulher ameaçou subir no palco com o dedo em riste. “Daqui para trás! Daqui para trás!”, exclamou o gestor.
Neste momento, a governadora Raquel Lyra desceu do palco para segurar a apoiadora de Célia. Prontamente, os seguranças do Palácio entraram em ação para evitar que a mulher – completamente descontrolada – cometesse qualquer ato de agressão contra a chefe do Executivo estadual. O vídeo encerra mostrando o secretário da Casa Militar, Coronel Mamede, conversando com a militante.
Palanques desarmados
Depois de controlada a confusão, o prefeito Carlos Santana fez questão de puxar Romero para o seu lado e deixar claro que atua tratando a todos com respeito e civilidade. “É um adversário nosso, mas eu nunca tratei ele com desdém. Sempre respeitei o deputado, sempre respeitei a ex-prefeita, sempre respeitei o marido da ex-prefeita, porque política se faz com respeito”, discursou Santana, sendo aplaudido.
Assista: