
O Governo de Pernambuco autorizou a convocação dos aprovados no concurso da Polícia Civil para o Curso de Formação Profissional. Foram chamados 445 candidatos, sendo 45 para delegado, 250 para agente e 150 para escrivão. A matrícula deve ser feita nos dias 15 e 16 de abril, por meio do site da banca organizadora, a Cebraspe (www.cebraspe.org.br).
A governadora Raquel Lyra (PSD) parabenizou os convocados e reforçou o compromisso com a segurança pública. Segundo ela, os novos profissionais serão fundamentais para elevar o nível de proteção da população. Até 2026, mais de 7 mil novos servidores devem ser incorporados às forças de segurança do Estado.
O Curso de Formação terá duração de seis meses, com 900 horas-aula presenciais, em tempo integral. O tutorial para matrícula está disponível em https://ead.acadepol.pc.pe.gov.br/mod/page/view.php?id=3363. Dúvidas podem ser esclarecidas com a Secretaria de Defesa Social pelo e-mail cursodeformacaopcpe2025@cere.sds.pe.gov.br ou pelo telefone (81) 3183.5341.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou que esta é uma etapa decisiva do concurso e que o reforço no efetivo é parte essencial da reestruturação das forças de segurança. Ele afirmou que os novos policiais vão às ruas o quanto antes, ampliando a presença do Estado.
O programa Juntos pela Segurança, que guia as ações na área, prevê investimento superior a R$ 1 bilhão. Entre as medidas estão a instalação de 2 mil câmeras de videomonitoramento, renovação da frota, melhorias na infraestrutura e valorização dos profissionais da segurança pública.