
O município do Cabo de Santo Agostinho está na rota de uma programação que vai celebrar dois marcos históricos: os 200 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e os países da Europa Central e os nove anos de atuação do Consulado da Eslovênia no Recife. Em agosto, a cidade sediará o seminário internacional “Criando Pontes entre o HUB Pernambuco e o HUB Mundo”, reunindo empresários, representantes de consulados, especialistas em comércio exterior, acadêmicos e autoridades locais. Para alinhar os detalhes do evento, o prefeito Lula Cabral (SD) se reuniu, hoje, com o cônsul honorário da Eslovênia em Pernambuco, Rainier Michael.
Com o tema “HUB Pernambuco e o HUB Mundo – Cases de Internacionalização”, a programação iniciará no próximo dia 21, e contará com atividades no Recife e no Cabo. A abertura da exposição “esLOVEnia e seus encantos culturais” será na Biblioteca Pública Estadual de Pernambuco, na capital. O Recife também receberá seminários voltados tanto para o público acadêmico quanto para o setor produtivo. Outro ponto alto será o jantar comemorativo, no dia 31 de julho, que celebra a data nacional da Eslovênia e os 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a Europa Central.
O encerramento da programação será no Cabo, no dia 8 de agosto, com o seminário “Criando Pontes entre o HUB Pernambuco e o HUB Mundo”, que será realizado no Centro de Formação de Professores. A expectativa é reunir empresários, representantes consulares, especialistas em comércio exterior, acadêmicos e autoridades locais, fortalecendo conexões estratégicas entre Pernambuco e o cenário internacional.
“Temos grande interesse na troca cases de sucesso de internacionalização, não só da Eslovênia mas da Europa Central e também do Cabo, que é um importante Hub de logística de exportação de Pernambuco e do Nordeste”, ressaltou Rainier Michael.
O prefeito Lula Cabral destacou a importância da parceria. “O Cabo é uma cidade que tem, em sua natureza, uma grande capacidade de diálogo e interlocução com os mais variados perfis de cidades, dentro e fora do Brasil. Essa será uma oportunidade ímpar de estreitar lações e ampliar relações comerciais e administrativas que trarão frutos positivos para os cabenses”, destacou o gestor.