
A Prefeitura do Recife segue avançando na proteção de áreas de morro e entregou, neste sábado (30), mais uma obra de contenção de encosta na Zona Norte da cidade. Com investimento de R$ 2,8 milhões, a execução dos serviços foi realizada em dois trechos da Rua Rosal, no Brejo da Guabiraba, beneficiando diretamente cerca de 300 moradores que viviam em área de risco. O prefeito João Campos (PSB) participou da entrega e conversou com a população.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
“Aqui são dois níveis de encosta e também tem solo grampeado. Uma obra que protege muitas casas, tanto no patamar de cima quanto no de baixo, proporcionando segurança a mais ou menos 300 moradores da área. É a política pública que garante a dignidade da população“, comentou João Campos.
As obras, iniciadas em março de 2024 e executadas pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), reuniram diferentes técnicas de engenharia. No primeiro trecho, foram erguidos três muros de arrimo com 160 metros quadrados, construídos 118 metros de canaleta de drenagem e aplicados 441 metros quadrados de proteção de talude em tela argamassada. Também foram implantados 19 metros quadrados de piso em concreto, 133 metros de corrimão e outros 145 metros de corrimão com guarda-corpo.
Já no segundo ponto da Rua Rosal, os serviços incluíram a construção de dois muros de arrimo com 176 metros quadrados, além da execução de 1.194 metros de solo grampeado e 696 metros quadrados de concreto projetado. O conjunto da intervenção contemplou ainda 116 metros quadrados de piso em concreto, 66 metros de canaleta de drenagem, 96 metros de corrimão com guarda-corpo e outros 33 metros apenas de guarda-corpo.