
Na manhã desta quinta (27) duas escolas estaduais fizeram protestos para reivindicar melhor estrutura para o ensino-aprendizagem nas unidades educacionais. Estudantes da Escola Felipe Camarão, em Jaboatão dos Guararapes e da Escola Jurandir Bezerra, em Igarassu, pararam as aulas com mobilização, cartazes, discursos e passeata.
Na Escola Felipe Camarão, no bairro de Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, estudantes e professores reclamam da falta de climatização das salas de aula; da falta dos kits escolares e do fardamento que, segundo eles, não foram entregues, mesmo com o ano letivo iniciado. Eles também temem com a chegada do período de chuvas, onde a escola costuma alagar. Além disso, reclamam da pouca qualidade na merenda oferecida e pedem a presença do Consea (Conselho Estadual da Alimentação Escolar) na unidade para verificar denúncias.
Na Jurandir Bezerra, em Igarassu, a climatização é a pauta mais urgente, visto que os aparelhos de ar-condicionado estão comprados, mas não foi providenciada a instalação por parte da Secretaria de Educação.
A presidente do Sintepe, Ivete Caetano, esteve presente no protesto em Jaboatão, enquanto a vice-presidente Cíntia Sales e as diretoras Márcia Silva e Marília Cibelli estiveram em Igarassu.
“A climatização das salas de aula é urgente e o Governo do Estado não pode deixar para amanhã. O Sintepe tem recebido relatos de estudantes passando mal, enquanto professores já desmaiaram com o extremo calor em algumas salas de aula. Este é um assunto que estamos tratando na Mesa de Negociações com o Governo e que carece de ação imediata”, explicou Ivete Caetano, presidente do Sintepe.