Raquel Lyra sanciona lei que cria pastas de Esportes e da Causa Animal

Notícias
Por Karol Matos
3 de janeiro de 2025 às 07h45min
Foto: Divulgação

A governadora Raquel Lyra (PSDB) sancionou o projeto de lei aprovado no mês passado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, que prevê o desmembramento da Secretaria de Educação, criando a pasta de Esportes, além da nova Secretaria Executiva para Causa Animal, que será vinculada à pasta de Meio Ambiente.

Atualmente, Alexandre Schneider é quem vem fazendo um bom trabalho à frente da Secretaria de Educação e a tendência é de que ele permaneça na mesma função. Já a Secretaria de Esportes deve ser entregue ao grupo do deputado federal Mendonça Filho (UB), que é presidente municipal do União Brasil no Recife, e deve indicar algum aliado mantendo o racha no partido que tem a ala de Miguel Coelho (UB) participando de espaços no governo João Campos.

O mistério é o espaço que cuidará da causa animal. Especulou-se nos bastidores que o setor estaria sendo criado para que a governadora conseguisse atrair para sua base o deputado estadual Romero Albuquerque (UB) e sua esposa, a vereadora reeleita pelo PSB, Andreza Romero. Ele negou com veemência essa possibilidade, o que se concretizou ontem (2), com a nomeação de Andreza no Gabinete de Proteção e Defesa Animal do Recife.

Aliados de Raquel Lyra fazem mistério sobre qual deve ser o nome escolhido para esta secretaria executiva e fugido de qualquer questionamento. Uma coisa que poucos ainda se atentaram é que o espaço poderia ser uma opção para Daniel Coelho (PSD). O ex-deputado federal e ex-secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco deixou sua função no Governo para assumir a missão de disputar a Prefeitura do Recife no pleito do ano passado.

Desde o fim das eleições, Daniel não teve delegada a ele nenhuma atividade na gestão estadual. Um deputado governista chegou até a cogitar que ele poderia ir para Justiça, o que não se concretizou. Coelho esteve presente em agendas institucionais de Raquel, subiu o Morro da Conceição com ela, mas continua sem ser nomeado.

Imagem: Reprodução

Em 27 de março do ano passado, quando já era pré-candidato a prefeito, ele foi quem antecipou, através de um vídeo nas redes sociais feita em um dos corredores do Palácio, que o Governo ganharia, em breve, um espaço que cuidaria da causa animal.

Se este espaço não for ocupado por ele, restará a Daniel (isso, se a governadora quiser) alguma nova função de bastidor, o que não traria destaque e seria insuficiente para ele, que pretende voltar a assumir o importante mandato que desempenhava na Câmara Federal.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO