O deputado Antônio Moraes – presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa – juntamente com o deputado João Paulo Lima e Silva, estiveram reunidos na manhã desta segunda (9) com representantes da Neoenergia – empresa responsável pela gestão e distribuição de energia em Pernambuco – e da associação de provedores de internet do Estado.
O objetivo dos parlamentares é intermediar um acordo entre as duas partes sobre a taxa de utilização dos postes e, ainda, reduzir o passivo acumulado com a grande inadimplência dos provedores junto à Neoenergia.
“Atualmente, cada operadora precisa pagar R$ 13,00 à Neoenergia pela utilização de cada poste de luz para instalação das redes de internet. É uma taxa muito alta, que tem gerado uma inadimplência enorme. Temos hoje, em Pernambuco, mais de cinco mil provedores de internet, mas só pouco mais de 10% estão em dia com a taxa. Os demais, principalmente em cidades do interior, não têm como pagar esses valores”, explicou Antônio Moraes.
Segundo o deputado, as negociações com a Neoenergia têm avançado bastante no sentido de reduzir o valor da taxa cobrada às operadoras. Da mesma forma, seguem caminhando os acertos para negociar o passivo devido pelas empresas provedoras de internet.