GCM do Recife participa do Curso Nacional de Uso Diferenciado da Força

Notícias
Por Redação
22 de outubro de 2025 às 17h45min
Foto: Vanessa Alcântara

Nesta semana, 80 agentes da Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) estão participando do Curso Nacional de Uso Diferenciado da Força, e iniciam na próxima semana o Curso de Operador de Polícia Comunitária, ambos oferecidos à Prefeitura do Recife, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). 

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

As aulas, ministradas por agentes públicos integrantes de forças de segurança municipais, estaduais e federais selecionados pelo MJSP em todo o País, começaram na segunda (20), e vão até a sexta da próxima semana, dia 31. Serão 80 horas-aula no total, distribuídas entre disciplinas teóricas e práticas, que estão sendo ministradas no Compaz Leda Alves, localizado no bairro do Pina. 

O curso ocorre durante o dia inteiro, das 8h30 às 18h30. As disciplinas ministradas na primeira semana são: Conceituação, legislação e Modelo de Uso Diferenciado da Força (UDF); Processo de Tomada de Decisão no Uso Diferenciado da Força; Presença, verbalização e postura policial; Técnicas de Contenção e Imobilização Policial; Manejo de armas eletroeletrônicas de incapacitação neuromuscular (AINM); e Uso de espargidores (sprays) lacrimogêneos.

Já na semana entre os dias 27 a 31, o enfoque é no treinamento comunitário será em Comunicação e relacionamento comunitário; Mobilização social e estruturação de redes de proteção preventiva; Noções de mediação e resolução pacífica de conflitos; Noções de preservação criminal pelo desenho ambiental; Técnicas e procedimentos operacionais em policiamento comunitário; e Práticas operacionais de policiamento comunitário.

É muito importante investir na formação e capacitação das nossas forças de segurança municipais, garantindo uma ação orientada, coordenada e segura para a sociedade e para os próprios agentes. Agradecemos ao MJSP por essa iniciativa, que chega em um momento particularmente importante para a cidade, em que a Prefeitura do Recife está reestruturando sua Guarda Municipal, tanto em termos de infraestrutura como na maneira de atuar no território”, explica Alexandre Rebêlo, secretário de Ordem Pública e Segurança do Recife.

Ouça agora AO VIVO