A pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) que mediu avaliação do governo Lula, trouxe números interessantes em relação a quem poderá herdar o legado político do atual presidente da República no campo progressista. Ganhando cada vez mais visibilidade nacional, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), foi o único do Nordeste a ser citado no levantamento.
De acordo com a pesquisa, 60,2% dos eleitores que se identificam com a esquerda preferem que Lula represente mais uma vez esse conjunto de forças em 2026. Ele é seguido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), com 9%; o deputado Guilherme Boulos (PSOL), com 8,8%; João Campos, com 7,9%; o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), com 5,2%; e o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu (PT), com 1%.
A ausência de novas lideranças na esquerda somada à popularidade de João Campos e à expectativa de futuro que o socialista carrega são elementos que aumentam especulações em torno do seu nome para uma candidatura ao Governo de Pernambuco em 2026. Em breve, o gestor recifense assumirá o comando do PSB no país, elemento que vai conectá-lo ainda mais à política nacional.