Em pleno Dia do Frevo, o candidato à Prefeitura de Olinda, Vinicius Castello (PT), demonstrou a força da única candidatura olindense de esquerda reunindo a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos; três secretários nacionais do PT, diversos secretários estaduais e municipais do partido e de outras legendas, além de dezenas de lideranças de movimentos sociais e da sociedade civil para debater uma Olinda multicultural, diversa e antirracista em uma Plenária de Cultura. Ao todo, o evento realizado na noite do último sábado (14), no comitê principal, no bairro de Peixinhos, reuniu aproximadamente 400 pessoas.
“Essa plenária é a expressão da essência do que a candidatura de Vinicius representa neste momento nacional e local. Nessas horas, precisamos ter cada vez mais a consciência da importância da vitória de Vinicius em Olinda, cidade que historicamente sempre disse em alto e bom som que a extrema direita não se cria aqui”, disse a ministra.
De acordo com Luciana, a vitória de Vinicius representa a volta do protagonismo popular e do respeito à diversidade social e cultural em Olinda. “Os olindenses precisam escutar sua verdadeira essência. Muitos candidatos escondem que são a expressão do bolsonarismo aqui na cidade. Outros escondem o palanque que representam do Governo do Estado. E nós vamos com muita garra, com a firmeza das nossas ideias e dos nossos propósitos, ocupar as ruas de Olinda como você tá fazendo, Vinicius, para reforçar que nós temos lado e o nosso lado é o de Luiz Inácio Lula da Silva; do prefeito João Campos, de uma frente ampla; nosso lado é o lado do povo da cidade de Olinda. O único que vem para defender os interesses povo é Vinicius Castello”, pontuou a ministra.
Além da ministra, estiveram no evento as secretárias nacional e estadual de Cultura do PT, respectivamente, Vivi Martins e Elza Medeiros; secretárias nacional e estadual LGBTQIAPN+ do partido, Janaína Oliveira e Rivânia Rodrigues; a secretária nacional da Juventude da legenda, Nadia Garcia, e o secretário estadual de Juventude do PT, Guylherme Oliveira. Além da secretária nacional de Movimentos Populares da Rede, Alice Gabino, do presidente da UJS de Olinda, Hyago Marques, entre outros.
Para Vinicius, as eleições deste ano em Olinda têm importância para o Brasil. “Vamos dizer em Olinda que o fascismo, a discriminação, o ódio, a violência, a perseguição serão respondidas pela união de um povo que está cansado de uma cidade que não tem saneamento, infraestrutura, política pública; um povo que está vendo seus direitos serem violados, que não tem assistência”, disse.
“Quem está aqui na frente de vocês é uma pessoa que representa tantas outras que sempre foram marginalizadas, diminuídas nos espaços de poder. Eu tenho muita consciência da transformação histórica que queremos para essa cidade. Nós somos protagonistas na história, na cultura, e é esse o protagonismo que, a partir do próximo ano, vou resgatar como prefeito e faremos uma cidade que voltará a ser patrimônio para o mundo”, determinou Vinicius.
O evento também contou com a participação dos candidatos a vereador e vereadora pela Frente Popular de Olinda, entre eles, Antônio Castellar (PSB), César Porto (PCdoB), Chris Andrade (PCdoB), Iolanda Silva, das Juntas por Olinda (PT); Jéssica Medeiros (PSOL), João Mamede (PCdoB), Miguel, do Coletivo da Esperança (PT), Napoleão do MST (PT), Rhayanne Representa (PT), Viviane Cirino (PCdoB), Xande Olinda (PSB) e Wellington Cândido (PSB).