A melhor educação básica de Pernambuco, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, é de Petrolina. O município sertanejo continua liderando o ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) com médias acima do estado. O resultado foi divulgado, nesta quarta (14), pelo Ministério da Educação e foi celebrado pelo prefeito Simão Durando (UB).
Nos anos iniciais do ensino fundamental, a capital sertaneja cresceu e ficou com a nota 6.0, ficando a frente de municípios como Recife, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes e Garanhuns. Petrolina também está no topo da lista para os anos finais, subindo de 5.2 para 5.4. O desempenho de Petrolina chama atenção ainda por superar a média da rede pública de Pernambuco que ficou com 5.3 nos anos iniciais e 4.7 nos anos finais.
O desempenho sucede premiações que o município tem recebido como 1° lugar no Idepe, Selo Unicef, Prefeitura Amiga da Criança e a liderança no “Band Cidades Excelentes. Os resultados, para o prefeito Simão Durando, reafirmam o salto de qualidade que a rede municipal teve nos últimos anos com investimentos na reestruturação e construção de creches, escolas, infraestrutura, contratação de professores, ensino em tempo integral entre outras ações.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Simão parabenizou os estudantes, profissionais da Educação e toda a comunidade escolar pelo desempenho. “Essa é mais um prova de que tudo feito recentemente tem trazido resultados. E mais que isso, comprova que estamos dando um novo salto, avançando a patamares maiores na educação. Desde 2017, Petrolina tem vivenciado uma verdadeira transformação na educação. Nós estamos colhendo frutos desses investimentos, através dos prêmios e resultados alcançados pela rede. Implementamos o que há de melhor em termos de educação e desenvolvimento para toda a cidade, principalmente para as regiões que mais precisam, abrindo novas escolas nos lugares com maiores necessidades. Queria agradecer a todos que fazem a Educação, professores, servidores, principalmente, a todos os estudantes que se dedicaram e estudaram, e ainda, as famílias pelo apoio e parceria com a escola. Meu coração está em festa com mais esse resultado”, comentou o prefeito após saber os resultados do Ideb.