João Campos entrega nova creche escola no bairro do Monteiro

Notícias
Publicado por Redação
28 de junho de 2024 às 17h10min
Foto: Rodolfo Loepert

A Prefeitura do Recife segue avançando na expansão de vagas em creches na Rede Municipal de Ensino. Nesta sexta (28), o prefeito João Campos (PSB) inaugurou a nova creche escola no bairro do Monteiro. Com investimentos na ordem de R$ 4 milhões, a Creche Escola Pedro José Mendes Filho tem capacidade de acolher cerca de 300 crianças, desde o berçário até o grupo V. A nova unidade de ensino faz parte do Infância na Creche, programa que tem como objetivo ampliar a oferta de vagas em creches e fortalecer a Educação Infantil.

Estamos inaugurando a maior creche que tivemos a oportunidade de fazer nesta gestão e  toda criança que chegar na Creche Escola Pedro José Mendes Filho será bem acolhida, bem tratada e vivenciará uma política pública bem feita, o que muda a vida das pessoas. Esta inauguração faz parte do nosso compromisso de expandir o número de vagas de creche no Recife e conseguimos, em três anos e cinco meses, fazer a mesma quantidade de vagas dos últimos 40 anos. Foram mais de 400 salas de aula inauguradas e mais de 1,3 mil professores efetivos nomeados para viabilizar a maior expansão da história da educação do município. Isso não é pouca coisa e nem é um compromisso singelo, mas um compromisso possível e que foi realizado“, declarou João Campos.

Construída totalmente do zero, a nova creche escola tem entre seus eixos principais proporcionar um ambiente escolar moderno e de qualidade. Contando com cerca de 1.400 m² de área construída, a estrutura da creche está distribuída em um único pavimento, garantindo a acessibilidade em todos os espaços educacionais. 

A creche escola tem dez salas de aula e dois berçários com fraldário e lactário, todas com varanda do tipo solário; cozinha e despensa; refeitório; copa e vestiários para funcionários; lavanderia e rouparia; varanda de serviço e depósito de material de limpeza (DML); sala de leitura; brinquedoteca; sala de recursos multifuncionais; bateria de banheiros infantis e adulto, contemplando também os acessíveis; sala de professores; coordenação; direção; secretaria; almoxarifado e depósito; e grande área de recreação. É importante ressaltar que a unidade de ensino é totalmente climatizada. 

Estamos muito contentes em inaugurar esta nova creche escola aqui no bairro do Monteiro. Sem dúvidas, esta é uma unidade muito importante para a educação do Recife, não apenas pela grande estrutura que estamos oferecendo à comunidade escolar, proporcionando um ambiente acolhedor e moderno, mas pela capacidade de atender 300 crianças. A creche escola tem papel fundamental no desenvolvimento das crianças, além de permitir que os pais ou responsáveis possam trabalhar com a garantia que estão deixando seus filhos em um lugar seguro”, diz o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. 

A obra da Creche Escola Municipal Pedro José Mendes Filho faz parte do Programa Infância na Creche. Lançada pela Prefeitura do Recife em 2021, a iniciativa tem como principais objetivos qualificar a educação infantil no Recife e ampliar a oferta de vagas de creches. O Programa Infância na Creche, que representa o maior investimento na educação infantil da história da educação do Recife – em torno de R$ 150 milhões – envolve quatro eixos: construção de novas unidades, ampliação de unidades já existentes, creches em parceria com instituições sem fins lucrativos e a construção de unidades em regime de Parceria Público-Privada (PPP).

Desde o seu lançamento, o Programa Infância na Creche não apenas expandiu vagas nesta etapa de ensino, mas superou a meta estabelecida de dobrar a oferta de vagas até o final de 2024, saltando de 6.439 vagas, no início de 2021, para mais de 14 mil vagas. Até o presente momento, a rede de creches do Recife conta com mais de 13.600 estudantes matriculados nesta etapa.

Redação

Ouça agora AO VIVO