Estado reforça ações para melhorar abastecimento de água em Sertânia 

Notícias
Publicado por Redação
28 de junho de 2024 às 19h25min
Foto: Hesiodo Góes

Dando continuidade à agenda no Sertão do Moxotó, a governadora Raquel Lyra (PSDB) inaugurou, nesta sexta (28), o sistema de dessalinização da comunidade Sítio Tigre dos Manos, localizada em Sertânia. O equipamento, que beneficiará com água potável um total de 200 pessoas, é resultado de um investimento de R$ 200 mil e funciona através de energia solar. Ainda durante o evento, a gestora estadual assinou a ordem de serviço para execução das obras de infraestrutura de abastecimento de água para 1.300 pessoas que vivem nas comunidades de Maxixe, Favela e Barro Vermelho, também situadas em Sertânia. 

A maior obra é chegar à vida daqueles que por muito tempo foram invisibilizados. O sistema de dessalinização é um exemplo de solução que pode ter um orçamento menor, mas faz uma enorme diferença na vida das pessoas. Com relação à ordem de serviço assinada aqui, as comunidades que serão beneficiadas pelas obras ficam próximas à Transposição do Rio São Francisco e, ainda assim, sofrem com a falta d’água. Então, além de garantir que a água chegue às torneiras, vamos melhorar a qualidade de vida dos pernambucanos e das pernambucanas“, ressaltou a governadora Raquel Lyra. 

Por meio do Projeto de Integração do Rio São Francisco, estabelecido através de um convênio entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca e o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, as comunidades de Maxixe, Favela e Barro Vermelho receberão um sistema de abastecimento de água, cada. A obra está orçada em R$ 7,4 milhões e conta com recursos do Estado e do governo federal. 

Essa obra atende àquelas comunidade que foram diretamente afetadas pela implantação do projeto de integração do Rio São Francisco. A obra deve seguir até o próximo mês de novembro, quando a população já terá água nas suas torneiras“, afirmou o secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes.

Já o sistema de dessalinização instalado na comunidade Sítio Tigre dos Manos funciona a partir de poços que são perfurados em rochas cristalinas, que produzem água salobra, imprópria para o consumo humano. O dessalinizador, então, extrai o sal e potabiliza essa água. “É a primeira vez que o Governo do Estado se faz tão presente na vida das pessoas, em lugares que nunca chegou antes. Agora comemoramos essa conquista de ter água tratada chegando à casa das pessoas. Isso representa mais qualidade de vida para todos“, afirmou o deputado estadual Kaio Maniçoba (PP). 

Após ver a divulgação do Programa de Dessalinização de Pernambuco, a moradora Sheila Lins solicitou a instalação da solução hídrica no Sítio Tigre dos Manos, por meio das redes sociais do Governo do Estado. “Em apenas dois dias, a equipe da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento já estava no local, iniciando os trabalhos. Estamos muito gratos pelo olhar atento que o Governo do Estado teve com nossa comunidade. E mais ainda pela presença da governadora Raquel Lyra, que veio inaugurar pessoalmente esse sistema, conhecendo nossa realidade”, agradeceu. 

O secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, explicou que a instalação de sistemas de dessalinização é uma boa alternativa para atender às necessidades de locais com populações menores. “Os moradores desta comunidade dependiam de carro-pipa, ou se deslocavam por aproximadamente 10 quilômetros em busca de água. A solução para localidades como esta, em que há um pequeno aglomerado de famílias onde não é possível instalar estruturas complexas de abastecimento, como as adutoras ou estações elevatórias, é a dessalinização”, detalhou. 

A atual gestão do Governo do Estado tem um contrato com a empresa AcquaPura, que prevê a implantação de 50 novos sistemas de dessalinização em comunidades rurais localizadas no Semiárido, além de realizar a manutenção de outros 250 já existentes. Até agora, já foram recuperados e estão em funcionamento 150 dessalinizadores, beneficiando aproximadamente 39.400 mil pessoas. Para solicitar uma avaliação da viabilidade de aplicação dessa tecnologia, é preciso encaminhar um oficio à secretaria formalizando o pedido através do endereço eletrônico srhs@srhs.pe.gov.br.

Participaram do evento o secretário estadual Hercílio Mamede (Casa Militar), o prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, e a liderança política de Sertânia, Pollyana Abreu. 

Redação

Ouça agora AO VIVO