Penitenciária de Caruaru lança oficina de pífano para detentos e homenageia João do Pife

Notícias
Publicado por Redação
25 de junho de 2024 às 12h45min
Foto: Divulgação/SEAP-PE

A Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru, no Agreste pernambucano, e a Escola Gregório Bezerra, localizada dentro da unidade prisional, prestaram uma homenagem ao mestre João do Pife pelo seu aniversário de 81 anos de idade, comemorado na quinta (20). Estiveram presentes no evento o secretário estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP/PE), Paulo Paes; o gerente da PJPS, Romero Timóteo; componentes da Banda de Pífano Dois Irmãos; familiares do mestre João; equipe da penitenciária; e pessoas privadas de liberdade (PPLs).  

Na ocasião, foi anunciada a Oficina do Pífano, a sexta que integra o Projeto Lutando pela Liberdade da PJPS, destinada a 15 PPls. João do Pife fez a doação de 23 pífanos que serão usados na nova oficina, prevista para iniciar em julho. O Projeto Lutando pela liberdade já tem oficinas de flauta, capoeira, cordel, pintura e teatro. “É um prazer para nós gestores levar a uma unidade prisional, levar para perto das pessoas privadas de liberdade, um mestre como João do Pife, com uma trajetória tão rica culturalmente, e o que é melhor, da nossa região, com a nossa identidade”, ressaltou o secretário Paulo Paes.

Entre as homenagens prestadas ao mestre, está a biblioteca da escola que agora leva o seu nome, e quadros com a imagem do mestre pintados por detentos. Houve também uma apresentação dos alunos da oficina de música, teatro e cordel. João Alfredo Marques dos Santos, conhecido mundialmente como João do Pife de Caruaru, é um ícone da música instrumental nordestina. É um mestre na arte de produzir, vender, ensinar e tocar o pífano, instrumento que se assemelha a uma flauta. Ele já chegou a mais de 27 países.      

Redação

Ouça agora AO VIVO