Em entrevista ao Mesa Redonda, da Rádio Cultura do Nordeste, nesta sexta-feira (17), em comemoração aos 167 anos de Caruaru, o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) falou que já está em processo para armar a Guarda Municipal do município, dentro da estratégia do Juntos pela Segurança 2.0.
“Esse processo de armamento da Guarda, a gente já iniciou. É um processo que não é rápido, ele demora, segue alguns protocolos e a gente vem cumprindo as etapas e, evidentemente, vai vir a etapa de treinamento, dentro de uma lógica de segurança pública em parceria com as forças operativas de segurança”, afirmou.
O tema ganhou mais notoriedade nesta semana, quando a Câmara do Recife aprovou uma indicação para que a Prefeitura possa armar a Guarda Municipal da capital pernambucana. Municípios como Cabo de Santo Agostinho, Petrolina e Toritama já têm a Guarda Civil Municipal atuando com poder de Polícia.
Em Caruaru, o pedido foi apresentado pelo vereador Cabo Cardoso (Avante) em 2021, quando ele solicitou a preparação, capacitação através do curso de armas e munições, abordagem, fundamentos e conhecimentos jurídicos que possam proporcionar o armamento da Guarda Municipal, para atuar junto dos demais órgãos de segurança pública.
Entre os investimentos do Juntos Pela Segurança 2.0, a Prefeitura de Caruaru já anunciou concursos públicos com 40 vagas para guardas e 20 para agentes de trânsito. Na terça (14), foram entregues quatro novas viaturas para atender à corporação da guarda, sendo três veículos comuns e uma caminhonete para a zona rural.