Augusto Coutinho ressalta importância econômica e estratégica da ESE

Notícias
Publicado por Redação
12 de abril de 2024 às 17h15min
Foto: Arthur Souza

Os deputados federais e senadores da Bancada Pernambucana no Congresso Nacional participarão de visita às futuras instalações da Escola de Sargentos do Exército (ESE), na segunda (15), a partir das 8h. O encontro também terá as presenças do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro; da governadora Raquel Lyra (PSDB), do comandante-geral do Exército, general Tomás Paiva; e do comandante militar do Nordeste, general Maurílio Ribeiro. 

Um dos coordenadores da Bancada, o deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos) ressalta que o momento é de consolidar a instalação da estrutura, da qual Pernambuco foi escolhido como sede porque reuniu as melhores condições entre as 16 áreas urbanas de todo o Brasil que se candidataram. 

A Escola de Sargentos representará um avanço econômico comparável ao Polo Automotivo. Estamos falando de um projeto que vai gerar 30 mil empregos diretos e indiretos durante sua implantação, bem como a injeção mensal de R$ 211 milhões em salários“, destacou o deputado, que, ao longo dos últimos anos, liderou a articulação parlamentar para trazer a ESE ao estado.

A ESE será um dos maiores centros de formação militar do mundo, com expectativa de reunir cerca de seis mil pessoas, entre alunos, corpo profissional e familiares. A unidade vai ser implantada numa área situada entre os municípios de Abreu e Lima, Araçoiaba, Camaragibe, Igarassu, Paudalho, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata. A Escola reunirá 16 especialidades para a formação de alunos a cada dois anos, com educação de nível superior tecnólogo. 

O deputado Augusto  Coutinho, que coordena a Bancada juntamente com o deputado Carlos Veras (PT), lembra que a nova ESE representará maior oportunidade para os nordestinos ingressarem nos quadros das Forças Armadas. O último concurso para sargento teve 126 mil candidatos disputando 1,1 mil vagas, sendo que a maior parte dos postulantes eram do Sul e Sudeste.

Redação

Ouça agora AO VIVO