
O presidente Lula embarcou ontem (24) para a Malásia, onde participa de um encontro com líderes asiáticos. A expectativa em torno dessa viagem gira em torno de uma possível conversa entre o petista e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Há disposição de ambos os lados para que os dois possam sentar à mesa e tratar das diferenças.
O principal assunto é o tarifaço de 50% aplicado pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Os desdobramentos dessa medida também resultaram na aplicação de punições do país norte-americano a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). No meio do percurso, outros fatores externos ocorreram, como a investida dos EUA contra a Venezuela.
Caso o encontro entre os dois líderes mundiais aconteça e seja positivo para o Brasil, pode gerar um efeito eleitoral irreversível na família Bolsonaro, que aposta nessa crise para a salvação política de seu grupo. Se houver foto, declaração conjunta ou aceno positivo, o impacto será imediato, fortalecendo a imagem de Lula para a reeleição em 2026.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Atropelo – Antes do desembargador Ricardo Paes Barreto iniciar seu discurso de posse no Palácio do Campo das Princesas, a governadora em exercício, Priscila Krause (PSD), fez questão de antecipar a agenda que o magistrado cumprirá a partir de hoje (25), restando a ele apenas agradecer e expressar a satisfação em ocupar a função de forma temporária.
Suporte – O secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, e o secretário de Comunicação de Pernambuco, Rodolfo Costa Pinto, acompanharam integralmente a posse do desembargador Ricardo Paes Barreto como governador. Eles também auxiliaram o chefe temporário no diálogo com a imprensa e com a classe política que prestigiou o ato.
Gratidão – No discurso de posse, o desembargador Ricardo Paes Barreto agradeceu à governadora Raquel Lyra (PSD), à chefe do Executivo em exercício, Priscila Krause (PSD), e ao presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), por abdicarem dos seus cargos para que ele pudesse assumir o Estado. Destacou que o movimento só foi possível devido à democracia.
Reconhecimento – Em conversa com a coluna durante a posse do desembargador Ricardo Paes Barreto como governador de Pernambuco, o deputado Lula da Fonte (PP) disse que enxerga com bons olhos a atuação do presidente Lula no Nordeste, especialmente em Pernambuco. O segundo-secretário da Câmara mantém uma boa interlocução com a União.
Posição – O deputado Lula da Fonte (PP) elogiou o trabalho do ministro dos Esportes, André Fufuca, que também integra o Progressistas. Embora a legenda tenha rompido com o Planalto, o deputado federal licenciado decidiu permanecer à frente da pasta. O parlamentar pernambucano encarou essa decisão com naturalidade.











