Coluna do sábado: beneficiado pela oposição

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
23 de março de 2024 às 00h00min
Foto: Divulgação

A divisão da oposição em Santa Cruz do Capibaribe, só tem beneficiado o atual prefeito, Fábio Aragão, que recentemente anunciou sua filiação ao PSD. Como o município não tem segundo turno, a falta de estratégia pode afetar as pré-candidaturas de Alessandra Vieira (PL) e Robson Ferreira (PP) já na largada.

Única cidade de Pernambuco responsável por dar uma vitória nas urnas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, Alessandra e Robson disputarão o voto da direita no município este ano, enquanto do outro lado, Fábio corre sozinho com o apoio de setores que integram a base dos governos Lula e Raquel Lyra.

As insinuações feitas por Robson ao projeto encampado por Alessandra também têm como alvos lideranças estaduais a exemplo dos ex-prefeitos do Jaboatão dos Guararapes e de Petrolina, Anderson Ferreira e Miguel Coelho. Se o ritmo dos adversários de Fábio for o de se atacarem entre sim, já irão partir em desvantagem, entregando de mão beijada a reeleição ao atual gestor.

Bancada fortalecida – O PSB do Recife recebeu esta semana três grandes reforços vindos de outras legendas para somar com o projeto socialista na cidade. Foram eles: Almir Fernando, Eriberto Rafael e Andreza Romero, que elevaram a bancada do partido para 14 cadeiras na Câmara Municipal.

Novidade na disputa – Quem também se filiou ao PSB visando uma vaga na Casa de José Mariano foi a produtora Cultural Maria do Céu, que tem um forte trabalho junto à população LGBTQIA+. Ela foi acolhida pelo prefeito João Campos (PSB) e pelo deputado e presidente estadual da legenda, Sileno Guedes.

Meta ousada – Com dificuldades de montar uma chapa proporcional, o PP em Caruaru projeta eleger 3 vereadores, número muito distante da realidade. Hoje, o partido conta apenas com o vereador Anderson Correia, mas tem dialogado com Mano do Som (UB) e outros três ex-parlamentares, que ao mesmo tempo flertam com o grupo do ex-prefeito Zé Queiroz (PDT).

Pé no acelerador – Pré-candidato à reeleição, o prefeito do Paulista, Yves Ribeiro (PT), tem implementado importantes ações no município, que vão melhorar os serviços na saúde. Um deles é a entrega de novos equipamentos para facilitar o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde. Serão ao todo 583 tablets, contemplando toda a categoria.

Filiação – Escolhida pelo prefeito Professor Lupércio (PSD) como sua sucessora em Olinda, a secretária municipal, Mirella Almeida, ingressa no PSD na próxima terça (26), em um evento que promete reunir diversos apoiadores. O ato contará com a presença do ministro André de Paula, que nesta reta final de filiações tem se empenhado para conquistar novos quadros.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO