Fundado em 10 de fevereiro de 1980, o Partido dos Trabalhadores (PT) teve a sua história comemorada em uma reunião solene promovida nesta quinta (15) na Câmara Municipal do Recife. Realizado por iniciativa do vereador Osmar Ricardo (PT) no plenário da Casa, o evento contou com a participação de autoridades e militantes da legenda. O presidente da Câmara, vereador Romerinho Jatobá (PSB), conduziu a cerimônia.
Em seu discurso na tribuna, Osmar Ricardo relembrou o papel do partido na redemocratização do país e na luta por direitos sociais. Programas de governo como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Luz para Todos, Programa de Aquisição de Alimentos e Mais Médicos foram mencionados pelo parlamentar como marcas importantes das gestões federais do PT.
“Desde a fundação em 1980, o PT tem sido uma voz ativa na defesa dos direitos dos trabalhadores, minorias e demais vulneráveis. Ao longo dessas décadas, o partido tem se dedicado a promover políticas públicas que visam a reduzir a desigualdade social e contribuir com um país mais justo e inclusivo”, afirmou Osmar Ricardo durante o pronunciamento.
“Neste aniversário de 44 anos, renovamos o nosso compromisso com os valores que nos guiam: a justiça, a solidariedade e a transformação social. Seguiremos trabalhando implacavelmente para construir um Brasil onde a dignidade humana seja valorizada, onde a democracia seja fortalecida, e onde todos possam viver com igualdade de direitos e oportunidades”.
Após a exibição de um vídeo institucional do Partido dos Trabalhadores, Osmar Ricardo realizou a entrega de placas comemorativas ao deputado federal Carlos Veras (PT) – que representou na solenidade o presidente estadual do PT, Doriel Barros – e ao presidente municipal do PT, Cirilo Mota. Em seguida, Cirilo Mota ocupou a tribuna e discursou, em nome dos homenageados.
“Falar dos 44 anos do PT é lembrar das lutas desse partido, assim como de pessoas como Jojó, Carlúcio, Tereza Ruang, o professor Edmilson e tantos outros que fizeram parte da história do Partido dos Trabalhadores. Não poderia recordar as lutas do PT no Recife sem me referir a essas lembranças e a essas pessoas que fizeram parte de nossa história e que construíram a nossa luta nas portas de fábricas, nas escolas, nos movimentos estudantis, sociais e nas lutas das mulheres. As lutas do povo são a luta do PT. É isto que é o PT”, destacou.
Cirilo Mota lembrou também que o PT, nesses 44 anos, administrou o Recife em três gestões, através dos prefeitos João Paulo e João da Costa. Acrescentou ainda que através do PT “a periferia foi contemplada com políticas públicas”. O presidente municipal do PT observou que o partido também deixa o seu legado na história do Brasil através do governo Lula. “A luta em favor da democracia e pelo restabelecimento das políticas públicas são a marca do PT. Garanto que, no Recife, vamos também fazer a nossa tarefa”, disse.
Para dar o tom cultural da solenidade, uma apresentação de frevo foi feita pela Orquestra Recife. A senadora Teresa Leitão, que chegou enquanto a solenidade transcorria, ocupou a tribuna. Pediu desculpas pelo atraso e disse que estava em outra reunião. Ela afirmou que “o PT estava em clima de alegria, confraternização e celebração”. A parlamentar ressaltou que o partido nasceu em bases militantes e social, setores da Igreja Católica organizada em Comunidades Eclesiais de Base, setores intelectuais da Academia e no movimento sindical. Também falou da importância de Lula estar na presidência da República.
No final, o presidente da reunião solene, vereador Romerinho Jatobá, fez as suas considerações, parabenizou o partido pelo aniversário e convidou a todos para acompanharem o Hino da Cidade do Recife.