A Região Metropolitana do Recife será a futura sede da nova Escola de Sargentos do Exército, complexo com modernas instalações destinado a formação e graduação militar. Nesta sexta (19), na presença do presidente Lula, o ministro da Defesa, José Mucio, a governadora Raquel Lyra, e o comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, assinaram um Termo de Compromisso para a implementação da escola. A solenidade ocorreu no Comando Militar do Nordeste (CMNE).
Durante o evento, Mucio destacou que a ativação da ESE representará muito para o desenvolvimento de Pernambuco e alcançará, ainda, benefícios para a população e para o Nordeste, como a criação de cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos no período das obras. O novo centro de ensino do Exército contará com amplas e modernas estruturas esportivas, administrativas e de ensino.
“Este será um dos maiores centros de formação de sargentos do mundo, cuja finalidade principal é centralizar e aperfeiçoar o processo de formação e graduação dos sargentos de carreira, que compõem cerca de 62% do efetivo profissional do Exército, no nível superior tecnólogo”, ressaltou o ministro.
Preservação ambiental
A implementação da Escola adotará práticas inovadoras voltadas à sustentabilidade. A proposta de compensação ambiental proporcionará um incremento em importantes serviços ecossistêmicos, como a melhoria dos processos hídricos que alimentam a Represa Botafogo.