Coluna da sexta: passando a limpo

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
19 de janeiro de 2024 às 00h00min
Foto: Diego Galba

Cumprindo agenda em Pernambuco desde ontem (18), quando participou da cerimônia de retomada das obras da Refinaria Abreu e Lima, o presidente Lula dedicou a maior parte do seu discurso para criticar a Lava Jato, oportunidade em que se defendeu de acusações e afirmou que a operação foi orquestrada por alguns juízes e procuradores a serviço dos Estados Unidos.

Também não faltaram xingamentos ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado por Lula na última eleição presidencial e inelegível até 2030, segundo o TSE, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, durante reunião realizada no Palácio da Alvorada com embaixadores estrangeiros.

Alvo de investigações e superfaturamento, que culminou na prisão de políticos, a RNEST acabou se tornando símbolo de corrupção em um passado não tão distante, causando demissões de operários e um arranhão na imagem da refinaria. Mas se depender de Lula, daqui em diante o cenário, com os novos investimentos, será outro.

De acordo com o chefe do Planalto, a refinaria vai faturar US$ 100 bilhões por ano e gerar cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos, o que dará mais oportunidades de trabalho aos pernambucanos. O saldo da agenda foi positivo para Lula, que conseguiu anunciar investimentos importantes e mandar recados políticos para os adversários.

Resgate – A prefeita do Ipojuca, Célia Sales (PP), utilizou o discurso na retomada das obras da refinaria para registrar o apoio do presidente Lula, recebido por ela durante eleição suplementar em 2017, quando derrotou Carlos Santana. A gestora também aproveitou a ocasião para prestar contas da sua administração, afinal, o público também era formado por ipojucanos e este é um ano eleitoral.

Trem da alegria – A família Costa, que hoje é liderada pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, estava completa no palco reservado às autoridades no evento comandado por Lula, ontem (18), em Ipojuca. O ex-deputado Silvio Costa, o deputado João Paulo Costa e o advogado Carlos Costa fizeram questão de permanecer no espaço do início ao fim do evento.

Transnordestina – Durante seu discurso em Ipojuca, quando foi escalado para representar os ministros pernambucanos presentes, Silvio Costa Filho garantiu que até o dia 30 de setembro será feita a assinatura da ordem de serviço para a execução das obras na Transnordestina, no trecho Salgueiro-Suape. Mais uma grande notícia para Pernambuco.

Arco Metropolitano – A governadora Raquel Lyra (PSDB) garantiu, ontem (18), que o edital para o início dos serviços do Arco Metropolitano será lançado ainda no primeiro semestre deste ano. O projeto foi incluído na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2024, aprovada em dezembro do ano passado, pelo Congresso Nacional, graças a uma articulação do deputados Augusto Coutinho (Republicanos).

Ausência – Embora tenha integrado a comitiva, o ministro da Defesa José Mucio não acompanhou o presidente Lula ontem (18), durante agenda em Ipojuca. Entusiasta da Escola de Sargento das Armas, ele participa, nesta sexta (19), da cerimônia de passagem de comando do Comando Militar do Nordeste e da assinatura do termo de compromisso para construção da ESA.

Bom humor – O presidente Lula soltou uma graça para o prefeito João Campos (PSB), afirmando que ele teria ficado triste, porque Ipojuca e o Governo do Estado vão arrecadar muito com a ampliação da refinaria. “O João tem que saber que Recife, como é a capital, é a cidade mais importante, o povo ganha dinheiro aqui e vai gastar lá”, disse o petista, arrancando risos dos presentes.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO