O deputado federal Mendonça Filho (UB) foi escolhido pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), para relatar na Comissão de Educação a proposta que prevê a revogação do Novo Ensino Médio. A reforma educacional que institui o Novo Ensino Médio foi idealizada pelo próprio Mendonça, quando ele foi ministro de Temer, e é fortemente criticada por setores da educação e aliados do atual governo.
“Seis anos após a sanção do Novo Ensino Médio, recebi do presidente Artur Lira, com apoio do meu líder, Elmar Nascimento, a missão de relatar o projeto de mudanças no Novo Ensino. Agradeço a confiança e reafirmo o compromisso com a Educação de qualidade”, comemorou Mendonça.
Apesar de a indicação ainda não ter sido feita de forma oficial, o anúncio tem preocupado a base de Lula, que acredita que o relatório de Mendonça não deve atender às mudanças pedidas pela ala ideológica. A escolha de um parlamentar de oposição, feita por Lira, tem sido vista como uma espécie de resposta ao governo e ao ministro da Educação, Camilo Santana, após a insatisfação da bancada do agro com a prova do Enem, que continha trechos críticos ao setor.
Ao Estadão, aliados de Lira e Mendonça negaram esse movimento, alegando que já havia uma espécie de acordo antes dessa polêmica sobre o Enem. Eles também garantem que, apesar do posicionamento político, o pernambucano está “disposto a dialogar com o governo Lula”.