No próximo domingo (29), a vigência da direção estadual do PSDB em Pernambuco, que tem a governadora Raquel Lyra como presidente, chega ao fim.
Enquanto estados administrados por tucanos já têm encaminhado o assunto, a exemplo do Mato Grosso do Sul, que reconduziu Reinaldo Azambuja enquanto presidente, e o Rio Grande do Sul, que realizará o seu encontro no próximo domingo (29), Pernambuco não tem discutido o assunto publicamente.
O Blog Cenário consultou uma fonte do PSDB-PE, que não deu muitos detalhes sobre a convenção no estado, mas garantiu que o prazo pode ser renovado por mais algumas semanas e, portanto, a convenção que elegerá um novo presidente ou votará pela manutenção de Raquel Lyra acontecerá nos próximos dias. Vale ressaltar que ela também é vice-presidente nacional do partido.
Coincidentemente, esse silêncio da Executiva sobre qual será o destino do partido no estado acontece justamente no momento em que as especulações sobre a saída de Raquel aumentam. Outro ponto a ser observado é sobre os diretórios municipais, que encerraram o prazo para convenção em setembro. A maioria está com uma comissão provisória, como é o caso de Caruaru. Se não forem formalizadas, só poderão ter seus diretórios oficializados pela nacional, já que, se não tiver um diretório estadual formal, apenas a nacional terá a “senha” para fazer essa regularização.