Foram entregues hoje (21), no Terminal Integrado da Joana Bezerra, 23 boxes comerciais. Grande Recife Consórcio de Transportes – CTM, e a Nova Mobi lançaram o Programa InForma, que tem como objetivo de promover a inclusão produtiva e social de trabalhadores informais, a partir do desenvolvimento comercial e da assistência à formalização de microempreendedores individuais. Os equipamentos são personalizados e já contam com rede elétrica e hidráulica, proporcionando maior conforto e segurança aos comerciantes e usuários.
O programa é uma parceria com o SEBRAE e com a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco – AGE, que participam no processo de qualificação e mapeamento dos contemplados. Na primeira etapa do projeto, que tem apoio do Grande Recife Consórcio de Transportes – CTM, a Mobi entregará 23 boxes no TI Joana Bezerra, que tem fluxo médio de 44.178 passageiros/dia. Já o próximo TI contemplado será o do Barro, que tem fluxo médio de 24.270 passageiro/dia, o qual receberá 22 boxes.
Segundo Matheus Freitas, Diretor-Presidente do CTM, os comerciantes que atuavam no terminal na informalidade, agora, regularizados, passam a desfrutar de ambientes exclusivos e organizados. “O InForma é mais uma iniciativa valorosa, dando mais dignidade para os vendedores ambulantes, que tiram o seu sustento do dia-a-dia nos TIs, e seus clientes. Ganha tanto os ambulantes quanto os usuários do transporte coletivo que utilizam aqueles terminais”.
A parceria firmada entre o Grande Recife e a Nova Mobi tem por objetivos tanto a realização de obras de requalificação quanto a administração, manutenção, conservação, exploração comercial de áreas e serviços dos 26 Terminais Integrados e das 44 Estações de BRT. Esses equipamentos serão diretamente impactados, com reforma e manutenção mais eficaz. Tudo para garantir uma melhor experiência aos usuários do transporte público.