Comunidade na Zona Sul do Recife ganhará nova praça

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
4 de setembro de 2023 às 19h55min
Foto: Marlon Diego

Área de convivência, brinquedos, espaço verde e, ainda, uma quadra de areia. Tudo isso fará parte de uma nova praça que começou a ser construída, nesta segunda-feira (4), na Comunidade de Entra a Pulso, em Boa Viagem. O prefeito do Recife, João Campos (PSB), participou da assinatura do termo de cooperação entre o Shopping Center Recife, Emlurb e Secretaria de Planejamento Urbano para marcar o início das obras. 

A previsão é de que o espaço seja entregue em dezembro deste ano. O Instituto Shopping Recife vai custear os serviços e a Emlurb ficará responsável pela instalação da iluminação no local.

O que a gente está fazendo hoje aqui toda instituição privada, que tem responsabilidade social, deveria fazer. Quando a gente vê um empreendimento do tamanho do Shopping Recife, vê que é muito grande, mas que tem compromisso social. Olhar o entorno e ter ação efetiva é muito importante. Infelizmente, ainda há poucas empresas com essa mesma visão social”, comentou João Campos. 

A Prefeitura lançou um programa e vai reformar 120 praças da cidade, com R$ 60 milhões de orçamento do município investidos, e todas as regiões serão contempladas. Mas a gente imagina que, se toda empresa grande da cidade olhasse para o entorno, seria tudo muito mais fácil para todos. Vim hoje agradecer. A gente sabe do compromisso do Instituto Shopping Recife”, concluiu ele.

O espaço contará com mais de 800m² de área, atendendo cerca de 3 mil famílias residentes na comunidade. Idealizado em parceria com a empresa de arquitetura social Arquitetura Faz Bem e cerca de 300 moradores de Entra a Pulso, o espaço terá os mesmos moldes de execução e projeto arquitetônico das Praças da Infância, idealizadas pela Prefeitura do Recife.

A elaboração do projeto teve um caráter participativo, gerando um projeto desenhado a muitas mãos e especialmente significativo para as pessoas que vivem na comunidade. Foram várias atividades, oficinas, reuniões e grupos focais, envolvendo idosos, jovens, grupos de dança e grupos esportivos, desenvolvidas ao longo de 20 dias. O espaço proposto terá área de lazer para crianças, atividades esportivas para jovens e adultos e área de contemplação para idosos.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO