O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), se reuniu, ontem (14), com o presidente do Banco do Nordeste e o superintendente da Sudene. Esta foi a primeira vez que o gestor esteve com Paulo Câmara e Danilo Cabral após a eleição do ano passado, quando eles estiveram no campo oposto a Raquel Lyra (PSDB). Apesar de ter feito registro dos encontros nas redes sociais, Rodrigo preferiu manter em reserva os detalhes do que foi tratado nas reuniões, o Blog Cenário apurou algumas informações junto a integrantes das duas instituições.
Mesmo sendo uma primeira visita de cortesia, o objetivo de Rodrigo Pinheiro é buscar investimentos. O BNB, por exemplo, pode auxiliar na captação de recursos e, principalmente, na parceria em projetos específicos. Uma das propostas é a possibilidade de implantar energia solar nas escolas municipais. A administração já tem o modelo pronto, mas precisa de recurso, o que pode ser feito através de uma Parceria Público Privada, por exemplo.
Além de propostas relacionadas ao CaruaruPrev, Rodrigo também aproveitou o encontro para adiantar com Paulo Câmara a possibilidade de patrocínio do São João 2024, já que o BNB não conseguiu investir em cotas na festa deste ano.
Já na Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, existem instrumentos específicos de financiamento semelhantes aos da Caixa, o que poucos municípios sabem, além da concessão de incentivos fiscais para estimular a atração de investimentos. Danilo Cabral fez questão de publicizar o encontro e afirmar que pode construir alternativas não só para a Capital do Agreste, mas também para o Polo de Confecções. Nesta primeira conversa, Rodrigo Pinheiro convidou o superintendente para visitar a região e sugeriu que a autarquia possa estreitar os laços com o município de Caruaru.
Acompanhando o prefeito estiveram alguns integrantes da gestão, como os secretários de Desenvolvimento Econômico, Pedro Augusto e Infraestrutura, Andrews Melo; a assessora de Projetos Especiais Mayara Soares, além do assessor especial do Gabinete do Prefeito, Swami Lima.
Uma curiosidade à parte nas reuniões com Paulo e Danilo foi a presença do presidente municipal do PSB, Marcelo Gomes. O socialista ocupa um cargo comissionado na Secretaria de Planejamento e tem buscado atuar como ponte do tucano em assuntos administrativos, podendo servir de agenciador na relação institucional que vem sendo construída entre Rodrigo Pinheiro e os antigos colegas de militância dos Gomes.