João Campos prestigia posse de Dom Paulo Jackson

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
13 de agosto de 2023 às 20h05min
Foto: Edson Holanda

Em solenidade realizada neste domingo (13), no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa foi empossado como novo arcebispo de Olinda e Recife. A cerimônia contou com autoridades das mais diversas instituições de todo o Brasil. Estiveram reunidos bispos e arcebispos de 17 dioceses e quatro arquidioceses que compõem o Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Foram cerca de 300 sacerdotes da arquidiocese, 70 diáconos, 100 seminaristas e centenas de religiosos e religiosas. O prefeito João Campos (PDT) deu as boas vindas ao novo arcebispo e destacou o trabalho do, agora, arcebispo emérito, Dom Fernando Saburido.

É um momento de emoção, não só pela entrada, mas pela despedida também. Dom Fernando Saburido é alguém muito querido pela nossa cidade. Alguém muito disponível ao diálogo, independente da religião e de cada pessoa. O líder religioso da igreja católica sempre tem um peso muito grande na nossa região metropolitana. Com certeza é um momento de emoção“, valorizou o prefeito. 

Dom Paulo Jackson tem uma história muito bonita. Uma formação bastante humanista, além de todos os predicados como um religioso. Ficamos com as boas lembranças de Dom Fernando, mas também com um ânimo muito grande porque as referências a Dom Paulo Jackson são muito fortes. Alguém com ascendência na CNBB, que inspira não só nós aqui do Recife, mas do Brasil todo”, acrescentou.

Com uma trajetória notoriamente reconhecida, Dom Fernando Saburido exaltou a missão da igreja – renovada com a nomeação de Dom Paulo Jackson. “A chegada de um novo pastor, como tudo que é novo, sempre traz expectativas e esperanças. Toda a igreja de Olinda e Recife muito se alegra com a chegada (de dom Paulo Jackson), com todos prontos para a missão, de mãos dadas. Foram 14 anos intensos de sonhos realizados ou não, mas todos eles com muito amor e, consequentemente, alegrias. Nessa transição, nós vemos a beleza da igreja. As pessoas passam, mas a missão deve continuar”, disse.

Numa emocionante homilia, Dom Paulo Jackson aproveitou momentos para detalhar como enxerga o futuro à frente da arquidiocese. “Nós somos convidados a contemplar, com o olhar de Deus, os 20 municípios que compõem essa arquidiocese, com quase quatro milhões de habitantes. Desejo dedicar-me para que a Arquidiocese de Olinda e Recife seja cada vez mais orante, samaritana, servidora, acolhedora e missionária. Isso para que a boa notícia do reino chegue a cada canto orante. Aos córregos, condomínios, morros, aos ambientes de trabalho, às palafitas, aos meios de comunicação, universidades, escolas, presídios, hospitais, ambiente da política, economia e digital“, detalhou.

Dom Paulo Jackson nasceu em São José de Espinharas (PB) em 17 de abril de 1969. Em 17 de dezembro de 1993, foi ordenado presbítero. Estudou Filosofia, no Instituto de Teologia do Recife, e Teologia, no Seminário Imaculada Conceição, em João Pessoa-PB. Também é mestre em Exegese Bíblica, pelo Instituto Bíblico de Roma, e doutor em Teologia Bíblica, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Atuou como secretário nacional da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil e, além disso, foi vigário paroquial e administrador paroquial em Belo Horizonte. Lecionou em instituições de ensino superior e foi formador dos seminaristas estudantes de Teologia da Diocese de Patos-PB em Belo Horizonte-MG.

Nomeado bispo da Diocese de Garanhuns-PE em 20 de maio de 2015, Dom Paulo Jackson foi membro da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB de 2015 a 2019 e, a partir de 2019, eleito presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB, com responsabilidades adicionais relacionadas à Doutrina da Fé. Em abril de 2023, tornou-se o segundo vice-presidente da CNBB e, posteriormente, em junho do mesmo ano, assumiu o cargo de arcebispo de Olinda e Recife.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO