Visita sem exclusividade

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
9 de agosto de 2023 às 08h00min
Foto: Sergio Dutti

Coluna da quarta 

No próximo sábado (12), Geraldo Alckmin (PSB) participa de um seminário em Pernambuco que tem sido chamado pelos socialistas de “Agenda 40”. Além do vice-presidente, outras lideranças nacionais e regionais também estarão presentes em Gravatá para discutir a conjuntura política.

O evento também servirá para debater os próximos passos do PSB para as eleições do próximo ano, tendo em vista que em Pernambuco a legenda voltou a atuar no campo de oposição, após 16 anos comandando o estado. 

A presença de Alckmin no estado fortalece o partido junto ao Governo Federal, mas sua passagem também deve ter acenos à governadora Raquel Lyra (PSDB), com quem mantém uma boa relação. Além dessa proximidade entre os dois governos, Alckmin e Raquel têm uma relação pessoal que vem desde quando ela passou a integrar o PSDB.

Atualmente, o PSB, que tem a maior bancada da Alepe, é quem faz uma oposição mais firme a Raquel. Mas vale ressaltar que a tucana tem passe livre no Palácio do Planalto e Esplanada dos Ministérios. Então, embora Alckmin se reúna com os correligionários para discutir o futuro da sigla, ele não deve se envolver nas questões locais, se atendo apenas à construção nacional da legenda.

Clima quente
Enquanto o ex-ministro Anderson Torres prestava esclarecimentos sobre acusação de omissão aos atos antidemocráticos no dia 8 de janeiro, acontecia na Câmara mais uma audiência da CPI do MST, que foi marcada pela escuta de ex-assentados. Chamou atenção o clima de acirramento entre petistas e bolsonaristas.

Atuação de destaque
Em poucos meses de atuação na Câmara Federal, a deputada Iza Arruda (MDB) vem conseguindo levantar discussões importantes na Casa. Além de conseguir aprovar um projeto de sua autoria, que trata sobre o incentivo à amamentação, a emedebista também tem assumido um protagonismo sobre pautas que são referentes às mulheres.

Consolidação
Nos corredores da Câmara Federal, o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos) já vem sendo tratado como “ministro” por seus colegas. O debate sobre sua efetivação no governo Lula deve avançar nos próximos dias. A indefinição tem sido em relação ao espaço que será ocupado. O pernambucano pode substituir Márcio França, no Ministério de Portos e Aeroportos.

Briga por requerimento
A sessão da Câmara de Caruaru de ontem (8) contou com discussão e troca de farpas entre vereadores. Nelson Diniz (Cidadania) acusou Leonardo Chaves (PSDB) e Galego de Lajes (MDB), de se apropriarem de um requerimento feito por ele. Os colegas não gostaram e soltaram o verbo contra Nelson.

Tenso
A sessão também ficou tensa, após a fala do vereador Wagner do Santa Rosa (Republicanos), que é suplente da vereadora afastada Kátia das Rendeiras (Republicanos). Ele detalhou o inquérito sobre um homicídio que envolve a parlamentar. Se nenhum fato novo acontecer, Kátia volta para a Câmara no mês que vem e Wagner deixa de ser vereador.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO