O vereador Anderson Correia (PP) tem recebido diversos chamados sobre casos de esporotricose felina no município de Caruaru. A população tem relatado, em vários bairros da cidade, que muitos gatos apresentam a doença, com sintomas avançados e que precisam ser tratados para frear a enfermidade.
O parlamentar defensor dos animais tem alertado, mais uma vez, ao Poder Executivo, sobre o tema, pedindo medidas enérgicas e eficazes para a doença não seguir crescendo na Capital do Agreste, além de solicitar o tratamento e recuperação desses animais.
“No início deste ano já fiz este alerta aí município e volto a falar neste assunto porque é necessário. Tenho recebido vários chamados da população com gatos com sintomas avançados de esporotricose, e não podemos ficar inertes a este cenário alarmante de saúde pública. É uma doença altamente contagiosa, que afeta não só aos animais não-humanos, mas aos humanos também. Por isso precisamos que Secretaria de Saúde, por meio do departamento de zoonoses, haja com pressa, para mudarmos essa situação”, destacou Anderson.
Sobre a doença
Esporotricose é uma micose causada por fungos, com sintomas como feridas profundas, geralmente com pus, que não cicatrizam e costumam evoluir rapidamente. O fungo que causa a esporotricose habita, em sua maioria, em ambientes com palha, vegetais, madeiras e no solo, podendo também ser transmitido pelos próprios animais, que, se contaminados, podem passar a doença com arranhões, mordidas e contato direto com a pele lesionada.