Danilo dinamiza atuação da Sudene

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
28 de junho de 2023 às 06h00min
Foto: Marcus Mendes

Coluna da quarta

Poucas semanas depois de ter sido nomeado na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, o ex-deputado Danilo Cabral, que perdeu a eleição para o Governo do Estado no ano passado, tem buscado imprimir um novo ritmo de atuação da autarquia. Ele substituiu o general Araújo Lima, que permaneceu no cargo até janeiro deste ano.

Em reunião, ontem (27), com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, ficou definido que Danilo apresentará aos governadores, no dia 10 de julho, durante reunião do Conselho Deliberação, o Plano de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). Na ocasião, também acontecerá a posse solene do novo superintendente.

Esquecida durante o governo Bolsonaro, a Sudene tem um papel importante no que se refere ao desenvolvimento das regiões e pode ser um instrumento de fortalecimento da imagem de Lula no Nordeste, sobretudo em Pernambuco, tendo em vista que sua sede fica localizada no Recife e conta com a articulação de Danilo junto aos ministros e órgãos do Governo Federal.

Crítica
O presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes, classificou como soberba a atuação do Palácio no projeto do piso da educação aprovado nesta terça-feira (27), na Alepe. “Essa soberba tem tempo para passar”, bradou o parlamentar, que mais cedo, em conversa com o Blog Cenário, tinha usado duras palavras para rebater a afirmação da governadora Raquel Lyra (PSDB) contra a legenda socialista.

Indicativo
Após a aprovação do projeto 712/2023, que institui o piso nacional para uma parcela dos professores de Pernambuco, o sindicato dos profissionais da educação marcou uma assembleia para o dia 5 de julho e a tendência é que deflagrem greve. Até a data, a governadora Raquel Lyra (PSDB) pode fazer algum movimento que contemple a categoria, já que existe uma mesa de negociação aberta.

Sugestão ousada
Ao falar sobre a aprovação do projeto de lei que reajustou o piso para parte dos profissionais da educação, o presidente estadual do PT, Doriel Barros, sugeriu que, da mesma forma como aconteceu com a categoria, apenas 32% dos deputados tenham reajuste de seus vencimentos. A “proposta” foi aplaudida pelos sindicalistas que acompanhavam a sessão da Alepe.

Pauta positiva
No mesmo dia em que o projeto do piso foi aprovado sob protesto dos professores, a governadora Raquel Lyra (PSDB) emplacou uma pauta positiva referente à Educação, anunciando a nomeação de 184 professores para a UPE. O movimento se assemelha a semanas atrás, quando, em meio ao tensionamento da audiência pública que debateu o piso, a gestora gravou um vídeo divulgando a nomeação de 2.907 professores para a rede estadual.

Paridade racial
Parlamentares como a líder da oposição, Dani Portela (PSOL) e Rosa Amorim (PT), criticaram a fala da governadora Raquel Lyra (PSDB) no Roda Viva, alegando ter dificuldade de encontrar profissionais negros para garantir a paridade racial em seu governo. Rosa lembrou da Lei que criou, neste mês, o Estatuto de Igualdade Racial em Pernambuco, e em tom provocativo, se colocou à disposição para enviar à tucana currículos de pessoas negras.

Sinalização
Marcado para acontecer neste sábado (1º), o Culto do Monte dos Guararapes, no Jaboatão, contará com a presença da deputada Clarissa Tércio (PP), potencial pré-candidata do município no próximo ano. Ela foi convidada pelo deputado Pastor Cleiton Collins (PP), que possui uma forte liderança na cidade e pode ser um importante cabo eleitoral para Clarissa.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO