Caso de polícia

Notícias
Publicado por Karol Matos
15 de junho de 2023 às 12h00min
Foto: Jorge Farias

Apesar do sucesso deste ano, o São João de Caruaru tem registrado várias polêmicas. Não só em relação a denúncias feitas pelo Ministério Público, mas também confusões que viraram casos de polícia e vêm repercutindo muito desde ontem (14).

O primeiro não tem qualquer ligação com a gestão municipal. É referente a uma denúncia de injúria racial que teria sido feita por um advogado contra uma mulher negra, chamando-a de “macaca”. Já o segundo caso, muito mais complicado politicamente, já que envolve um boletim de ocorrência aberto contra um secretário municipal.

O caso foi publicado com exclusividade pelo Blog da Renata e confirmado pelo Blog Cenário através da Polícia Civil. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa, Pedro Augusto Cavalcanti, teria agredido verbalmente uma prestadora de serviço que coordena há anos o setor dos camarotes do São João. A coordenadora teria tentado apaziguar uma confusão iniciada pelo secretário, que estaria sob efeito de álcool e tentava, de forma irregular, utilizar uma saída de emergência para ter acesso aos camarotes.

Ao tentar intervir, a mulher teria sido ofendida verbalmente por Pedro, “pelo fato de ser mulher” – segundo o B.O.). Ele teria cometido também os crimes de injúria e abuso de poder, já que além de secretário municipal, ele é o presidente do Comitê Gestor do São João 2023.

Junto a duas testemunhas, a vítima, que é jornalista, publicitária e proprietária de uma agência de promoção de eventos, procurou a polícia no próprio Pátio de Eventos para formalizar a denúncia contra o secretário. O boletim foi aberto e a mulher foi encaminhada para a delegacia, para complementar a denúncia.

A apuração do caso já está sendo feita pela Polícia Civil, que emitiu uma nota confirmando a ocorrência. Nossa reportagem procurou a assessoria de imprensa da pasta comandada por Pedro, para saber se haverá algum posicionamento oficial, mas a SEDETEC afirmou ainda estar apurando as informações.

No primeiro caso, o perfil oficial do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) emitiu uma nota repudiando o ocorrido. No segundo, silêncio. O caso envolvendo o secretário é mais uma crise no governo do tucano, que precisa começar a tomar as rédeas da situação, já que Pedro, apesar de comandar uma determinada secretaria, faz parte do núcleo duro que interfere diretamente nas posições e decisões políticas do gestor.

O que tem se visto no São João é um grupo de auxiliares que deveria prezar pelo nome de Rodrigo e da festa mais importante de Caruaru, frequentemente alcoolizados e sem qualquer noção da importância do cargo que ocupam. Os recorrentes casos negativos refletem diretamente na imagem do prefeito e, principalmente em ano pré-eleitoral, causam estragos que se forem empurrados com a barriga, podem ser irreparáveis.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO