
Mantendo o que já vinha sendo esperado nos últimos dias, o deputado Rodrigo Novaes (PSB) foi escolhido pelos demais deputados para a segunda vaga do Tribunal de Contas, aberta pela antecipação da aposentadoria da conselheira Teresa Duere.
A votação foi secreta e dos 49 presentes, Rodrigo recebeu 30 votos. Mesmo com toda a articulação do Palácio do Campo das Princesas, Joaquim Lira (PV), obteve 18 votos. Já o advogado Osvir Thomaz, que é procurador-geral do Cabo de Santo Agostinho, não foi votado por nenhum parlamentar. Ainda houve um voto nulo.
Perfil
Rodrigo Cavalcanti Novaes, nascido em 1º de agosto de 1980, é natural do Recife e tem suas raízes no Sertão de Pernambuco.
Na cidade de Floresta, berço de sua família, Rodrigo cresceu e estreitou laços. Tornou-se representante da região mais carente do Estado, exaltando suas potencialidades e se dedicando a corrigir injustiças e desigualdades.
Por três vezes (2014, 2018 e 2022), foi o deputado estadual mais votado no Sertão.
Advogado militante, sempre teve contato com a política por meio da trajetória do pai, Vital Cavalcanti Novaes, que exerceu 6 mandatos no Legislativo.
Atualmente, Rodrigo é filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) e está iniciando seu quarto mandato como deputado estadual.
Rodrigo disputou a sua primeira eleição ainda em 2006, não conseguindo a vitória. No ano seguinte, foi convidado pelo então governador Eduardo Campos a assumir o cargo de Gestor Jurídico da Secretaria de Administração.
Em 2008, foi eleito vice-prefeito de Floresta. No ano de 2010, foi eleito deputado estadual de Pernambuco. Em 2014, disputou a reeleição e ganhou com 64.456 votos. O seu terceiro mandato consecutivo foi no ano de 2018, quando foi eleito com 65.869 votos. Em seguida, foi convidado pelo Governador Paulo Câmara para assumir a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (2019-2022). Ainda em 2022, Rodrigo voltou à Alepe como deputado estadual e foi candidato à reeleição. O resultado foi uma votação ainda mais expressiva, com 85.107 votos.
À frente da secretaria, e mesmo com o desafio da pandemia da Covid-19, Rodrigo desenvolveu projetos importantes, como o Bora Pernambucar, programa de interiorização do turismo no Estado, que tem como objetivo descortinar novos destinos, valorizando suas potencialidades turísticas.
No Legislativo pernambucano, Rodrigo Novaes é autor de diversos projetos importantes, entre eles a Lei Anticorrupção do Estado, Estatuto da Pessoa com Câncer, Código Estadual de Defesa do Consumidor e Código de Procedimentos Processuais. Também foi autor e presidente das CPIs da Telefonia