Autoria do deputado estadual Fabrizio Ferraz (SD), tramita na Assembleia Legislativa de Pernambuco o Projeto de Lei nº 532/2023, que inclui a Festa e o Novenário do Morro da Conceição no Calendário Oficial e Datas Comemorativas do Estado. A maior festa religiosa popular do Recife, com 118 edições de tradição e fé, é celebrada anualmente entre os dias 28 de novembro e 8 de dezembro.
No ano passado, a festa foi reconhecida, de forma unânime, como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, em votação realizada pelo Conselho Estadual de Preservação Cultural. Um processo de registros e estudos que durou mais de cinco anos. O Morro da Conceição, em Casa Amarela, é palco da festa desde 8 de dezembro de 1904, quando a imagem de Nossa Senhora da Conceição foi inaugurada após ser trazida da França.
“A inclusão é um reconhecimento merecido por tudo que ela representa para os pernambucanos. A Festa do Morro, como é popularmente conhecida, é admirada por todos que já tiveram a oportunidade de conhecê-la. Um exemplo de celebração da fé, reunindo milhares de pessoas, ano após ano, que buscam esse momento com a Nossa Senhora da Conceição”, afirmou o parlamentar.
No local existe a sede da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, criada por Dom Helder Câmara, arcebispo de Olinda e Recife, em 1975. Em 2015 Dom Fernando Saburido apresentou o decreto elevando a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição à Condição de Santuário Arquidiocesano.