Débora confiante no fortalecimento da base de Raquel na Alepe

Notícias
Publicado por Karol Matos
1 de abril de 2023 às 13h30min
Foto: Wenderson Ronny

Em sua passagem por Caruaru, ontem (31), a deputada estadual Débora Almeida (PSDB) conversou com o Blog Cenário sobre diversos assuntos, entre eles o seu trabalho em defesa do Agreste. Apesar de só poder contar com emendas a partir do segundo ano de mandato, a parlamentar disse que tem auxiliado os municípios, recebendo gestares e vereadores para construir alternativas através de projetos.

Débora, que integra a base de Raquel Lyra (PSDB) e foi uma grande aliada da governadora no período eleitoral, falou como está a relação entre o Legislativo e Executivo estadual. A Casa de Joaquim Nabuco possui, oficialmente, três bancadas: a de oposição, situação e a bancada independente.

Entretanto, alguns nomes de partidos que não se colocaram como base de Raquel na Alepe têm demonstrado interesse em votar junto com o governo. Segundo Débora, apesar de existir um núcleo de oposição explícita, a maioria da Casa quer “ajudar” Raquel Lyra.

Não vejo resistência [aos projetos do Executivo]. O PSB é uma oposição declarada, mas os outros, eu vejo muito abertos para contribuir com Pernambuco”, disse Débora Almeida.

Ainda esta semana, o senador Humberto Costa (PT) defendeu que o Partido dos Trabalhadores faça oposição ao governo de Raquel. A fala foi na contramão do presidente estadual da legenda, deputado Doriel Barros, que, recentemente, se reuniu para dialogar com a gestora. Petista histórico, o deputado João Paulo disse que a federação PT/PCdoB/PV está na independência por não conseguir encontrar um consenso sobre estar na oposição ou na base.

Segundo Debora, grande parte dos parlamentares que integram os três partidos tem “boa vontade” com a gestão. A afirmação indica que parte desses deputados pode, em breve, passar a integrar o grupo aliado a Raquel na Assembleia.

“A própria federação formada pelo PCdoB, pelo PV e pelo PT, eu vejo uma disposição e também uma boa vontade em contribuir. São excelentes parlamentares e que estão dando uma grande colaboração ao governo Raquel Lyra”, avaliou.

Débora cravou que Raquel terá uma maioria que deve flutuar entre 25 e 30 deputados. Ainda nesta semana, o vice-líder do governo na Alepe, Joãozinho Tenório (Patriota), deu uma entrevista ao Blog Cenário afirmando que a base deve chegar a 35 parlamentares.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO