“Ficou uma beleza. Agora, estamos livres do poeira em dias de sol e do lamaçal e das poças de água que tomavam conta da rua após as chuvas. Essa obra mudou nossa vida para melhor. Graças a Deus, passamos a viver com mais conforto”. O depoimento da dona de casa Rosicleide Maria da Silva reflete o sentimento coletivo das 215 famílias beneficiadas pelas obras de pavimentação, drenagem e sinalização das Ruas Laurentino Gomes, 15, 16 e 17, localizadas na Praia de Gaibu, um dos mais movimentados balneários do Cabo de Santo Agostinho. A intervenção, implementada pelo Complexo Industrial Portuário de Suape, era uma reivindicação antiga da comunidade e foi possível graças a um convênio celebrado com a Caixa Econômica Federal.
Assim como Rosicleide, a comerciante Tânia Maria de Oliveira, proprietária de uma mercearia no andar térreo de sua residência, comenta que está aliviada com as intervenções urbanísticas. “Ganhamos dignidade, as ruas ficaram limpas e agora podemos caminhar com tranquilidade, sem precisar desviar das poças de lama. Isso já estimulou vários moradores a melhorarem a estrutura de suas casas”, comemora. “Essa pavimentação é muito bem-vinda. O caminhão de lixo e os carros de entrega agora chegam facilmente por aqui”, complementa.
O diretor-presidente da estatal portuária, Marcio Guiot, ressalta que essas intervenções exemplificam o cuidado da empresa com a qualidade de vida das pessoas que vivem nas comunidades do Complexo de Suape. “Os exemplos são variados e fazem parte da cultura ESG (sigla em inglês para gestão ambiental, social e de governança) da corporação, que tem o compromisso de crescer economicamente com equilíbrio socioambiental. É fundamental para nós colaborar com o bem-estar dos moradores da região”, enfatiza.
Segundo o diretor de Engenharia de Suape, Igor Meireles, foram pavimentados cerca de 700 metros de ruas e todos os imóveis ganharam calçada. “A execução da obra durou um ano e custou cerca de R$ 1,3 milhão, com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), sendo 21,10% deste total a contrapartida dada pela empresa”, revela. “Outra intervenção de infraestrutura está prestes a ser entregue na região”, adianta. Meireles se refere ao acesso principal à Vila de Nazaré, localidade histórica do Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti, também no Cabo de Santo Agostinho.
Intervenção
De acordo com o engenheiro Wellington Sotero Júnior, os moradores acompanharam o andamento dos serviços e demonstraram muita satisfação com a conclusão da obra. “Como a rua é acidentada, o pavimento garantiu a acessibilidade de todos”, pontua. Ele explica que a opção de revestimento em blocos pré-moldados de concreto foi uma alternativa estrutural de pavimento de modelo flexível, apresentando melhor comportamento diante de acomodações de solo. “Outra vantagem é que o material requer manutenção simples e pode ser removido e reutilizado para eventuais serviços de reparos”, complementa.