A passagem do 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foi marcado por atividades em Vitória de Santo Antão. A prefeitura do município promoveu uma série de ações para celebrar a data. A programação foi iniciada pela manhã e seguiu até o final da tarde.
O start foi dado através do Café com Elas, projeto da Secretaria Executiva da Mulher que vai às comunidades debater assuntos voltados ao público feminino. Nesta quarta, a ação realizada em parceria com a ONG GAPES teve como destino o Mário Bezerra.
Na entidade, que atende mulheres em situação de vulnerabilidade, a Secretaria Executiva da Mulher, Rosa Santana, o gestor da ONG, Edson Domingos, a diretora da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, Taciana Castelo Branco e a delegada da Mulher, Danúbia Andrade, conversaram com as integrantes do grupo Martha de Hollanda.
No Palácio José Joaquim da Silva Filho, a Secretaria de Gestão de Pessoas promoveu uma ação especial para as servidoras do município. Além da oferta de serviços, como maquiagem, tranças, design de sobrancelhas, aferição de pressão, vacinação, orientações sobre a saúde bucal, a ação também contou com a distribuição de flores, como homenagem simbólica.
Na Câmara Municipal de Vitória, ocorreu o Ato Público em Defesa da Mulher. Em pauta, palestras, discursos de lideranças femininas, além da presença de autoridades, como Polícia Militar, Guarda Municipal e coletivos organizados. A ação foi promovida pela Secretaria Executiva da Mulher, com o intuito de fortalecer o debate público sobre o espaço das mulheres na sociedade e as políticas públicas de igualdade.
Também durante a manhã, na comunidade de Campo Alegre, a Secretaria de Saúde e Bem-Estar promoveu mais uma ação do programa Saúde no Campo, com a oferta de serviços para a população.
“Esse trabalho integrado das secretarias municipais vem garantido a construção de melhores dias para todos. Hoje é um dia que marca a luta da mulheres. A melhor homenagem que podemos proporcionar é estender as boas práticas durante o ano todo, efetivando e assegurando políticas públicas”, destacou o prefeito Paulo Roberto.
O destino final para as atividades foi o distrito de Pirituba. Em parceria com a subprefeitura da localidade, a Secretaria Executiva da Mulher promoveu uma roda de diálogos com as moradoras da localidade na Escola Municipal Duque de Caxias. Durante o bate-papo, que contou com a presença de gestores municipais e da juíza da 2ª Vara Criminal, Dra. Anna Paula Coutinho. Na ocasião, a Secretaria de Defesa Social e Segurança Cidadã assegurou o fortalecimento para uma melhor atuação da Patrulha Maria da Penha.
“Se a programação do dia 8 chegou ao fim, o engajamento da gestão municipal pelas causas femininas está bem longe disso. E isso é apenas o começo da construção de uma cidade melhor para as mulheres vitorienses”, frisa Rosa Santana, secretária executiva da Mulher.