O ministro da Educação, acompanhado de equipe, cumpriu agenda no Recife nesta sexta (3). Camilo Santana foi à capital pernambucana para dar posse simbólica à nova presidenta da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), a professora doutora Márcia Angela da Silva Aguiar, em solenidade no Cinema da Fundação/Museu.
A cerimônia reuniu a governadora e a vice-governadora de Pernambuco, Raquel Lyra e Priscila Krause; os senadores Teresa Leitão e Humberto Costa; o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes; e o deputado estadual Aglailson Victor, vice-presidente da Alepe.
Durante a assinatura do termo de posse, a nova presidenta da Fundaj deixou claro seu objetivo à frente da Fundação: fortalecer a instituição federal e expandir sua atuação a nível regional, nacional e internacional. “A alegria e o entusiasmo tomam o coração ao mesmo tempo em que o senso de dever de assumir de forma republicana o órgão público federal, com uma gestão comprometida com a democracia, cidadania, ciência, igualdade e respeito à coisa pública“, destacou Márcia Ângela Aguiar.
Em seu discurso, Camilo Santana reforçou o compromisso do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a educação pública de qualidade. “Considero que a coisa mais importante em um País é a educação do seu povo. Nenhum país se desenvolve e gera justiça social sem investir em educação“, afirmou o ministro da Educação.
Camilo Santana ressaltou ações da nova gestão federal na educação como abertura de diálogo com instituições de ensino, reajuste e ampliação de bolsas de pesquisa, anunciou programa de alimentação escolar que será oficialmente apresentado na próxima semana, além de retomar obras inacabadas.
Museu, prefeitura e campus – a comitiva do MEC fez uma breve visita ao Museu do Homem do Nordeste antes de participar de um almoço com o prefeito de Recife, João Campos. À tarde, Camilo Santana visitou o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde vistoriou obras e conversou com reitores, professores, funcionários e estudantes.
Alinhamento jurídico
Paralelamente à agenda do ministro, ocorreu uma reunião entre o consultor jurídico do MEC com as procuradorias federais das autarquias vinculadas ao MEC no estado de Pernambuco. A reunião, na reitoria da UFPE, reuniu as procuradorias federais da UFPE e também da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertão), Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, e Procuradoria Regional Federal da 5ª Região.
O objetivo foi promover o diálogo e estreitar os laços entre as unidades da Advocacia Geral da União (AGU) no âmbito da educação. A ideia é mobilizar os órgãos de execução da AGU em torno da missão da advocacia pública de conferir segurança jurídica à concretização das políticas públicas.