Gleide questiona estratégias apresentadas pelo Estado para segurança pública

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
4 de fevereiro de 2023 às 11h00min
Foto: Hélia Scheppa

A deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB) questionou a governadora Raquel Lyra (PSDB) sobre o recompletamento do efetivo das polícias estaduais durante encontro entre o executivo e os deputados, que aconteceu nesta sexta-feira (3), no Palácio do Campo das Princesas. A governadora buscou apresentar as prioridades de sua gestão. 

Na ocasião, foi apontada a necessidade de um estudo para o mapeamento das vítimas de homicídios, além de questões como a implantação do Juntos Pela Segurança, programa que substitui o Pacto Pela Vida, o aumento do efetivo policial nas ruas e o investimento no serviço de inteligência. 

Em sua fala, a Delegada pontuou sobre a existência deste diagnóstico e apontou a necessidade de medidas mais efetivas voltadas para a segurança da população. “Eu quero dizer, governadora, que, como delegada de Polícia, nós já conhecemos as vítimas de violência em nosso Estado. A maioria dos crimes de homicídio tem como motivação, o tráfico de drogas. E as vítimas, também já conhecemos: são os jovens, negros e periféricos”, disse.

De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Pernambuco registrou, em 2021, uma taxa de homicídios de 34,8 em cem mil habitantes — o que coloca o Estado entre os estados mais violentos do país. 

É preciso olhar para as soluções. Precisamos tratar do recompletamento do efetivo em todas as polícias — porque não se faz polícia, sem policiais. Não se fazem investigações, nem conclusões de inquérito, sem policiais. É preciso encarar como prioridade o concursos para a segurança pública porque, do contrário, nenhum dos projetos apresentados aqui vai funcionar”, argumentou. 

A deputada questionou, ainda, sobre a transformação da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência às Drogas numa pasta executiva, o que restringiria seu alcance e área de atuação. 

Assim como as vítimas, a motivação para os homicídios aqui no Estado, nós já temos: e é o tráfico de drogas. Uma pasta como a de Políticas de Prevenção precisa ser fortalecida — e não reduzida, porque é lá que está uma das soluções para a redução da violência em Pernambuco”, declarou. 

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO