Cenário Político: incitação de Clarissa Tércio pode custar caro

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
12 de janeiro de 2023 às 00h00min
Foto: Roberta Guimarães

Coluna da quinta

Segunda deputada federal mais votada de Pernambuco em 2022, com 240.511 votos, Clarissa Tércio (PP) se envolveu em uma polêmica desnecessária no início da semana e pode sofrer consequências. Defensora fervorosa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a líder evangélica tem sido acusada de incitar os atos criminosos, que aconteceram em Brasília no domingo (8).

O fato ultrapassou as barreiras de Pernambuco e ganhou repercussão nacional, sendo objeto de denúncia-crime no STF, por parte da vereadora Liana Cirne (PT), que pediu a suspensão da sua posse. A bancada do PSOL no Congresso Nacional caminhou na mesma direção, pedindo que a Corte investigue Tércio e outros parlamentares. Ainda ontem (11), a pernambucana foi pega de surpresa com a abertura de um inquérito contra ela na PGR.

Clarissa, atualmente, é deputada estadual e ganhou projeção após seus posicionamentos relacionados a pautas conservadoras, chegando a ter o nome lembrado para disputar o Palácio do Campo das Princesas. A parlamentar exerce uma forte influência junto a essa fatia da sociedade, mas é necessário lembrar que toda ação vem acompanhada de uma reação. E essa foi de imediato.

Atuação conjunta
O posicionamento do pastor Júnior Tércio (PP), que é marido de Clarissa Tércio (PP) e foi o deputado estadual mais votado de Pernambuco em 2022, também tem sido alvo das denúncias. O casal agiu em conjunto e caso sejam enquadrados pelo STF, o prejuízo pode ser em dose dupla.

Visita
A governadora Raquel Lyra (PSDB) recebe, hoje (12), na sede do governo estadual o embaixador da Áustria, Stefan Scholz. Essa é a segunda visita que a tucana recebe para estreitar os laços com outras nações. Na semana passada, quem esteve no Palácio foi a ministra do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha, Steffi Lemke.

Xadrez
De olho na sua reeleição em 2024, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), já começou a mexer as peças do jogo. Ontem (11) ele anunciou que Joana Florêncio assume a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A indicação teve a digital de Luciano Bivar, presidente do União Brasil.

Estadista
As primeiras atuações de Lula têm sido bastante elogiadas. Um dos primeiros governadores que o petista recebeu individualmente foi Tarcísio de Freitas, de São Paulo, ex-ministro de bolsonaro e que, acreditava-se, não querer aproximação com o presidente petista.

Reajuste
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o reajuste parcelado de 18% do salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O primeiro aumento passa a valer a partir de 1º de abril deste ano. Em 2025 os magistrados passarão a receber R$ 46.366,19.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO