O Procon Caruaru iniciou o primeiro dia útil do ano fiscalizando postos de combustíveis do município. De acordo com críticas que vêm sendo feitas nas redes sociais, existem estabelecimentos que chegaram a aumentar quase R$ 1 no valor da gasolina.
Os aumentos em massa começaram bem próximo à posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Havia a dúvida se o decreto que isentava a gasolina de impostos federais seria ampliado, o que fez gerar uma corrida aos postos. Ainda ontem (1º), após as cerimônias, Lula assinou um decreto que prorroga a medida por mais 2 meses e ainda incluiu o diesel, gás de cozinha e outros combustíveis na isenção.
A gerente jurídica do Procon Caruaru, Cynthia Nunes, afirmou que recebeu diversas denúncias e ao longo do dia, as equipes estão realizando os trabalhos de fiscalização. Ela ainda explicou que o aumento injustificado fere o Código de Defesa do Consumidor.
“Essa simples especulação, se o decreto iria ser prorrogado ou não, não justifica esse reajuste que a gente vem percebendo. Principalmente de sábado para o domingo. A gente percebeu que foi um reajuste em massa e a gente verifica, realmente, indício de lesão ao Direito do Consumidor”, disse Cynthia.
Para fazer denúncia de forma anônima, o consumidor pode entrar em contato com o Procon através do telefone (81) 3727-0289. Denúncias contendo fotos e vídeos também podem ser enviadas, junto com a localização do estabelecimento, pelo WhatsApp (81) 98384-5909.